A comitiva italiana, que está desde a última segunda-feira (21/07) no Piauí para conhecer as ações do programa Fome Zero, visitou na última terça-feira (23/07) o hospital de Picos, que será reformado e equipado através de uma parceria internacional, firmada com a organização não governamental (ONG), denominada Emergency, presidida pelo médico Gino Strada, que ajuda países afetados pela guerra e miséria. Strada não pôde acompanhar a comitiva porque está no Afeganistão, mas já está agendada para a segunda quinzena de agosto a visita do médico ao Hospital de Picos, visando oficializar a parceria. O italiano Antonio Vermigli falou em nome do representante da associação Emergency, destacando que a mesma foi fundada há 10 anos e atua há 5 anos no Brasil. Segundo ele, a associação optou por atuar ajudando os povos afetados por guerras. “O Brasil é um país que não tem guerra mas o presidente Lula declarou a guerra contra a Fome. E achamos que a nossa principal contribuição será lutando contra a fome, que é a principal guerra que afeta o século, tendo em vista que 53 milhões de pessoas no mundo passam fome, sendo 1 milhão só no Brasil”, enfatizou Vermigli. Ele acrescentou que as 10 pessoas que compõem a delegação acreditam que a solidariedade é um dos caminhos para resolver esse problema. “Por isso não queremos oferecer apenas leitos novos, maquinário, mas estabelecer uma relação humana importante entre a comunidade do Piauí e da Itália. A nossa esperança é que o Brasil possa realizar o sonho de ter comida todo dia para a sua população, é por isso que também abraçamos esse compromisso de combater a fome”, disse Antonio. O secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, ressaltou a importância dessa contribuição para a região de Picos. “Estamos tendo uma oportunidade ímpar de fazer uma parceria importante, objetivando reformar o hospital de Picos e poder ajudar toda a região do Fome Zero, mudando, dessa forma, o perfil do atendimento à saúde destinado a vários municípios”, afirmou o secretário. Segundo Nazareno, o município de Picos foi escolhido para ser beneficiado por causa da localização geográfica estratégica, por reunir o maior números de municípios que integram a região do Fome Zero, e por ser considerado pólo do interior do Estado. “Portanto a reforma do hospital vai servir não só à população de Picos, e sim a dezena de outros municípios que são atendidos pelo hospital Justino Luz”, acrescenta. A coordenadora do Programa Fome Zero, Rosângela Sousa, agradeceu a ajuda ao programa. “A nossa expectativa é cada vez mais trocar experiência, enfim, aprendermos com os irmãos italianos, para que possamos oferecer mais qualidade de vida à população piauiense”, disse Rosângela. Além do secretário de Saúde e da coordenadora do programa Fome Zero, a solenidade contou com a presença do deputado estadual Warton Santos, do vereador de Teresina, Jacinto Teles, do presidente da Emater, Adalberto Pereira, da reitora da Universidade Estadual do Piauí, Oneide Rocha, e diversas autoridade do município de Picos, além dos funcionários e diretores do hospital regional. Já a comitiva visitante é composta por 10 integrantes, sendo representantes da Associação Moderna Terceiro Mundo, e de organizações governamentais da região da Emilia Romagna e da Província de Módena. O ministério da Saúde também enviou duas técnicas, Claunara Mendonça e Karla Wanderley, para acompanhar os italianos. Diretora aponta dificuldades para os italianos Durante a visita dos italianos à cidade de Picos, a diretora do hospital Justino Luz, Carlota Lima Vieira Cardoso de Melo, explicou as principais dificuldades que o hospital enfrenta atualmente, e que podem ser amenizadas com a ajuda dos italianos. Segundo a diretora, a estrutura física do hospital está deteriorada, possui mais de 25 anos. Além disso, a diretora ressaltou que o hospital Justino Luz possui um índice alto de funcionários analfabeto, por isso mesmo a direção já está elaborando um programa para alfabetizá-los. Além disso, ela comentou que a ambulância do hospital está muito velha e não tem condições adequadas para transportar doentes graves. De acordo com os dados fornecidos pela diretora, o hospital atende cerca de 43 municípios da região, incluindo pessoas do Estado de Pernambuco. Carlota ressaltou que já adotou providência para melhorar o atendimento, como reforçar a equipe de plantão no final de semana, além disso, ela destacou a mortalidade hospitalar diminuiu no hospital. Apesar das dificuldades, a melhoria feita na gestão administrativa do Justino Luz já aponta resultados positivos, o hospital comemora ter realizado com sucesso uma cirurgia bem sucedida numa criança que possui luxação congênita do joelho, um caso difícil, que normalmente seria encaminhado para Teresina. “E o que queremos é investir cada vez mais nos hospitais do interior para evitar esse deslocamento para a capital”, afirmou o secretário estadual de Saúde. O hospital Justino Luz conta, atualmente, com cerca de 120 leitos, sendo que para a diretora o ideal seria ter 400 leitos disponíveis. Ela também informou que o hospital possui 446 funcionários (72 médicos), sendo o hospital do interior do Piauí que possui o maior número de funcionários.