A reunião extraordinária do conselho estadual de Saúde, realizada na última quinta-feira (24/07), na Facime, aprovou, por unanimidade, todos os projetos técnicos da área da saúde que serão enviados para a liberação de recursos através do Ministério da Saúde. Esses projetos envolvem recursos na ordem de R$ 27 milhões, sendo R$ 12 milhões referentes à emenda de bancada, e R$ 15 milhões de recursos extraorçamentário. Entre esses projetos estão os seguintes: reforma, ampliação e equipamentos da UTI do HGV; aquisição de 06 ambulâncias de resgates para os hospitais de referência das macrorregiões de Saúde (Teresina, Picos, Floriano, Panaíba, Bom Jesus e São Raimundo Nonato), e aquisição de 03 ecógrafos (aparelho de Utrassonografia) para o Hospital Getúlio Vargas, Hospital Infantil Lucídio Portela e Maternidade Evangelina Rosa. Um dos projetos aprovados mais importante poderá resolver o problema enfrentado por muitos hospitais do Estado, referente à falta de ambulância. Ele requer recursos na ordem R$ 8.850.000,00, prevê a aquisição de 118 ambulâncias para 117 municípios do Estado e para a sede da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí, em Teresina. Foi pedida uma ambulância para a Central de Captação de Órgãos, em Teresina, e 06 para a remoção de pacientes para hospitais de referência (Picos, Piripiri, Barras, Valença, Floriano e Bom Jesus). Também foram aprovados os projetos que prevêem a aquisição de equipamentos e material permanente para os hospitais regionais sede de macro; para os hospitais regionais sedes de micro (Barras, Campo Maior e Oeiras), e para os hospitais regionais e unidades mistas-sedes de módulo assistencial. Existe um outro projeto que prevê a aquisição de equipamentos e material permanente para o Hospital Infantil Lucídio Portela, que é referência estadual no atendimento à criança. Ainda foi aprovado pelo conselho o projeto que prevê a reforma do Hemopi de Floriano, a construção de um Hemopi de Picos, e a aquisição de 03 unidades móveis para transporte de sangue (Picos, Floriano e Parnaíba) e 01 unidade itinerante para Teresina. Um outro projeto aprovado, no valor de R$ 2.402.305,00, prevê a reforma e ampliação das instalações do Hospital de Doenças Tropicais Nathan Portella (conhecido por HDIC). Finalmente, o último projeto prevê a aquisição de equipamentos e material permanente para a modernização da Maternidade Evangelina Rosa, visando a humanização da assistência à Saúde da Mulher e da Criança. Além dos referidos projetos da saúde, também foi aprovada a proposta de macroalocação da Programação Pactuada Integrada (PPI) Assistencial do Piauí, que visa melhorar a oferta do serviço de saúde no Estado, organizando melhor o sistema, atendendo mais a demanda existente, através da integração entre os municípios, tendo o comando do Estado. Essa proposta distribui os R$ 257.479.621,61 que o Estado deverá receber como novo teto anual, após a habilitação do Estado como gestor pleno de saúde.