A Diretoria de Organização e Gestão Hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde irá realizar na próxima quinta-feira (31/07) o “I Seminário de Gestão Hospitalar”, no Real Palace Hotel, a partir das 8h00. O evento tem como público alvo todos os diretores de hospitais regionais, locais e unidades mistas de saúde, envolvendo cerca de 225 pessoas. Segundo o diretor da Organização e Gestão Hospitalar da Sesapi, Francisco Pedrosa, a finalidade desse seminário, diz respeito, principalmente, à troca de informações entre diretores dos hospitais e o núcleo administrativo da saúde. “A realização do seminário é uma oportunidade da secretaria informar a todos os diretores de unidades de saúde, seja de um grande hospital ou de uma unidade mista, sobre a política de saúde do Estado, e dentro dessa política mostrar qual a política de gestão hospitalar. Também vamos falar sobre a questão do SUS e os eixos principais da saúde, como a atenção básica, enfim, vamos falar um pouco sobre o sistema de saúde que estamos agora construindo”, ressalta Pedrosa. Dentro desse contexto de política de saúde do Estado, o diretor disse que será inserida a discussão sobre a política de gestão hospitalar. “Queremos municiar e alimentar todos os diretores sobre quais são os princípios que irão nortear a política de gestão hospitalar do Estado do Piauí. Antigamente, todo diretor de hospital público do Estado tinha uma certa individualidade no que diz respeito à gestão da coisa pública, não havia uma coordenação ou rumo, e o que nós queremos é dá esse rumo”, destaca o diretor. De acordo com Pedrosa, essa nova política de gestão da secretaria de Saúde contempla alguns princípios importantes, a exemplo da participação profissionalizada dos gestores, da democratização do sistema, do entendimento de que se deve construir uma rede regionalizada, hierarquizada dentro do SUS, da aplicação adequada do dinheiro público, e da atenção voltada para a pessoa. “Outra coisa fundamental que se deve considerar no que diz respeito à assistência hospitalar é o compromisso com a sociedade. Hoje não podemos mais entender o Estado do Piauí nem os seus agentes públicos e políticos sem esse compromisso. Se não tiver esse compromisso não há mudança, e esse seminário de gestão hospitalar se insere dentro desse amplo processo de mudança e das marcas de governo que já foram definidas”, afirma Pedrosa. Ele defende que cada diretor de hospital deve dirigir o hospital com uma ampla participação popular, através de um colegiado, de preferência. “É claro que existe a figura do diretor, que é o navegador dentro do hospital, ele congrega, aglutina, mobiliza e participa, mas é importante que dentro de cada hospital do Estado, e um dia acredito que vamos evoluir para isso, sejam construídos os chamados colegiados de gestor, ou conselho gestor, ou conselho administrativo, enfim, nunca é demais sonhar um pouco, afinal de contas foi sonhando um pouco que conseguimos chegar onde estamos”, finaliza.