O 2º lote de medicamentos enviado pelo Ministério da Saúde chegou hoje, por volta das 11h, no aeroporto de Teresina. Cerca de 11 toneladas de medicamentos chegaram no avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
Após serem retirados do avião, os medicamentos foram levados para a Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual da Saúde, onde serão distribuídos em kits que vão ser distribuídos nos municípios do Estado.
De acordo com o gerente de Assistência Farmacêutica da Sesapi, Mário Abel, este segundo lote de medicamentos é composto de soro fisiológico e glicosado e deve ser enviado ainda esta semana para as cidades do interior do Estado. “Vamos seguir a mesma sistemática de distribuição da primeira remessa dos medicamentos, que foram enviados para os municípios mais atingidos pelas chuvas”, afirma Abel.
Mário Abel comenta que ainda hoje serão montados estes kits e que a quantidade de soro por kit vai depender da população do município que será enviado.
Vale lembrar que o primeiro lote de medicamentos chegou em Teresina no último sábado e ontem começou a ser feita a distribuição no interior do Estado. Neste primeiro momento foram contempladas as cidades de Miguel Alves, Palmeirais, Parnaíba, Picos, Domingos Mourão, Isaías Coelho, Itainópolis, Joca Marques, Luzilândia, Massapé, Piracuruca e Wall Ferraz.
Segundo o diretor, paralelo ao combate de doenças típicas deste período chuvoso, que são leptospirose e
diarréia, a Secretária está distribuindo hipoclorito, substância usada para tratamento da água, evitando também a disseminação de cólera e dengue. "O objetivo é atender as necessidades de todas as cidades do Piauí, que decretaram estado de calamidade", informou Mário Abel.
Hoje, às 15h, uma equipe técnica da Secretaria Estadual da Saúde irá fazer a distribuição de kits de medicamentos no Hospital do Mocambinho. O bairro concentra grande número de desabrigados das Vilas Mocambinho I, II e III.