O Estado do Piauí está aderindo ao pacto nacional para redução dos índices de mortalidade materna e neonatal. Todos os estados estão engajados no pacto e a idéia é reduzir em 15% os atuais números do país. Para garantir ações integradas, o Ministério da Saúde vai fazer seminários regionais. O que contará com a participação do Piauí será realizado no mês de maio, em Recife, Pernambuco. De acordo com a diretora da Maternidade Evangelina Rosa, Oneide Rocha, no mês passado foram realizados seminários com todos os diretores de maternidades, representantes das coordenações da saúde da mulher e outros departamentos da secretaria da Saúde. “Nesse seminário, já foram apresentadas as várias ações que devem ser tomadas para garantir a redução do índice, como: humanização do parto, a instalação de UTIS neonatais, a estruturação dos hospitais que não têm pronto socorro, capacitação de pessoal, entre outras coisas. Além disso as maternidades pólos, como é o caso da Maternidade Evangelina Rosa, aplicarão prioritariamente a medicina baseada em evidência, que é uma série de procedimentos técnicos e diferenciados que já provaram ser mais eficientes”, explica a diretora. Em 2003, em Teresina, houveram dezenove óbitos maternos em 11156 partos realizados na maternidade Evangelina Rosa. Desses, apenas uma era residente em Teresina, seis vieram do interior e doze vieram do Maranhão. O coeficiente de morte materna nesse ano foi de 171,72 por 100 mil nascidos vivos. Em relação a esse número de partos de 2003, o coeficiente de mortalidade neonatal é de 17,58 por mil nascidos vivos. Pelo pacto do Ministério da Saúde, os índices devem ser diminuídos em 15% até o final de 2006 e em 75% até 2015. No Brasil, em cada 100 mil nascidos vivos, ocorrem 74,5 mortes de mulheres. No caso das crianças, a cada mil nascidos vivos, 18,3 morrem nos primeiros 28 dias de vida. As mulheres morrem por conta de complicações na gestação, no parto ou no puerpério - período pós-parto. Hipertensão, hemorragias, infecções e abortos estão entre as principais causas desses óbitos.