Mais de quinhentas pessoas estão participando do Seminário de Vigilância e Atenção à Saúde do Piauí, no Rio Poty Hotel. Promovido pela Secretaria Estadual da Saúde, o evento prossegue até amanhã (sexta-feira) discutindo as melhores políticas de promoção de vigilância à Saúde para o Estado. Além das diretorias e coordenadorias da Secretaria Estadual da Saúde, estão participando do evento, diretores das regionais de Saúde de todo o Piauí, representantes dos gestores municipais, além de representantes do Governo Federal e profissionais da área. Para o secretário da Saúde, Bruno Figueiredo, o seminário é importante na medida em que garante a pactuação com os município no que se refere às ações integradas na área de vigilânça e atenção à saúde. "O evento abrange um público muito grande envolvendo parceiros não só do Estado como dos municípios. Discutir a viguilância e atenção a saúde como um todo, é um dos pilares fundamentais para a construção do Sistema Único de Saúde. Se nós pensarmos em redução de mortalidade infantil, da série de avanços na vigilância sanitária entre outros programas, estamos falando de avanços na vigilância à Saúde. Discutir esses programas são importantes para que possamos fazer juntamente com os técnicos do Governo federal e os municípios a programação para as ações de vigilância a Saúde que serão realizadas em 2004", diz o secretário. Ele ressalta, que os avanços nessa área representam também um avanço do Sistema Único de Saúde. " Os resultados altamente positivos como o da imunização, já que não temos mais casos de pólio, na redução brutal dos casos de sarampo e coqueluche, isso foi graças ao trabalho da vigilância à saúde, que é uma parte fundamental do SUS. É isso que nos dá oportunidade de oportunidade de traballhar para que as doenças não ocorram ou que se ocorrerem, nós possamos tratá-las e curá-las precocemente. Esse seminário é importante porque ele é realmente de atenção à saúde e não atenção à doença", ressalta Bruno Figueiredo. No seminário, o diretor do departamento de vigilância epidemiológia do Ministério da Saúde, Expedito Luna, fez um apanhado histórico do processo de vigilância à saúde e chamou atenção para a sua importância no que diz respeito ao controle de doenças. "É uma área muito importante na medida em que trabalha basicamente com a prevenção das doenças. Trata-se de um investimento para evitar que as pessoas fiquem doentes e consequentemente, o gasto é menor porque é mais barato se trabalhar preventivamente. Trabalhamos diminuindo fila de hospital, por exemplo, mas a sociedade não reconhece que existe esse tipo de trabalho. Para ela só existe assistência médica e nós estamos aqui para reforçar o trabalho antes que as pessoas adoeçam", explica Luna. O deputado federal Nazareno Fonteles destacou que o mais importante no evento é a sua capacidade de integração dos poderes públicos em relação à saúde preventiva. "A esperança é de uma integração maior da vigilância e atenção a saúde. No ano passado, a vigilância sanitária teve sua autonomia, a vigilância epidemiológica virou outro setor, mas nessa vigilância mais integrada está em processo de construção. O seminário ajuda nisso, além de preparar a população com ações educativas, integrar as vigilâncas em níveis municipais", disse o deputado. Hoje (quinta-feira), os temas abordados no seminário foram: Estratégias para a Melhoria das Coberturas Vacinais, que foi ministrado pela coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Maria de Lourdes Sousa Maia; A Estruturação, Perspectivas e Desafios da Vigilância à Saúde; Situação e Controle das Hepatites Virais; Perspectivas da Hemovigilância no Estado do Piauí, Política de Educação Permanente à Saúde, entre outros. Amanhã, sexta-feira, serão abordados os temas: Plano de Eliminação da Hanseníase e Controle da Tuberculose, Laboratório como apoio às Vigilâncias, As experiência de Parnaíba e Piripiri em Vigilância, entre outros.