Em reunião realizada hoje, na Facime, o Conselho Estadual da Saúde deliberou algumas ações a serem executadas na área da saúde no Estado. Uma delas foi a implantação do projeto de odontologia, feito em parceria com o Ministério da Saúde e Conselho Regional de Odontologia, que irá contemplar várias cidades do interior do Estado com a instalação de consultórios odontológicos.
De acordo com o Secretário Estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, a idéia é que sejam implantados centros de referência de média complexidade em todo o Estado. “A primeira cidade seria São Raimundo Nonato, mas a intenção é que o projeto possa ser levado para as outras cidades que são sedes de macro regiões do Estado”, destaca.
A coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Karolinny Falcão, destaca que atualmente existem cerca de 360 equipes do Programa de Saúde Bucal implantadas no Estado. “Isso representa uma cobertura de 95% do Estado. No entanto, essas equipes estão centradas no 1º nível de atenção básica e a implantação dos centros irá garantir ações mais especializadas, como tratamento de canal, próteses e aparelhos”, afirma.
Durante a reunião do Conselho também foi aprovada a realização da 3ª Conferência Estadual da Saúde Bucal, que será realizada nos dias 03, 04 e 05 de junho, no Centro de Convenções. Antes disso, porém, serão realizadas outras 11 conferências nas sedes de micro regiões do Estado.