Acontecerá amanhã, o lançamento oficial da Campanha Estadual de Vacinação do Idoso, a partir das 8h, no auditório da Sefaz. Participarão do lançamento, todos os parceiros da Secretaria Estadual da Saúde envolvidos na mobilização e execução da campanha. A Coordenação Estadual de Imunização, responsável pela campanha em todo Estado, convidou para o evento a Universidades Federal e Estadual do Piauí, Os Conselhos Municipal e Estadual da Saúde, a Secretaria Estadual de Educação, a Sociedade de Geriatria do Estado, a Associação de Idosos dos Estado, a Fundação Nacional de Saúde, a Fundação Municipal de Saúde, Sesc, Senat, Sesi, entre outros. No seminário serão colocados os resultados das últimas vacinações, as metas a serem cumpridas e as estratégias finais para a execução da campanha. Esse ano, a meta da Secretaria Estadual de Saúde é vacinar 244.967 idosos em todo Piauí. Desses, 76.929 idosos com a faixa etária de 60 a 64 anos e 168.038, com mais de 65 anos. O dia D para a vacinação de idosos será no dia 17 de abril, mas a campanha deverá ser estendida até o dia 30 em todas as 469 salas de vacina do estado. De acordo com a coordenadora estadual de imunização, Damasceno Vieira, o Piauí tem conseguido alcançar as metas estipuladas pelo Ministério da Saúde. “Para melhorar ainda mais nosso alcance no Estado, nós decidimos não mais fazer um seminário estadual convidando todos os secretários municipais de Saúde para distribuir as informações técnicas e o material informativo. Agora nós decidimos fazer seminários regionais em que reunimos as pessoas envolvidas com a vacinação nos municípios para uma reunião técnica com nossas equipes”, diz a coordenadora. Nessa perspectiva, já foram realizadas doze reuniões técnicas nos municípios de Corrente, Bom Jesus, Uruçuí, Floriano, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Paulistana, Fronteiras, Picos, Oeiras e Amarante. Na próxima semana, ainda serão feitas reuniões em Piripiri, Parnaíba, Campo Maior e Teresina. “Nas reuniões já realizadas nós entregamos todo o material informativo, as metas dos municípios, os mapas. Além dos municípios que sediaram as reuniões, vários outros participaram recebendo as informações”, explica Damasceno.