Com a falta de sangue com fator RH negativo, o Hemopi (Centro de Hemografia e Hematologia do Piauí) está intensificando uma campanha de doação a fim de regularizar o seu estoque, com vistas ao feriado prolongado da Semana Santa.
A participação da sociedade vem proporcionando ao Hemopi a conquista de doadores, vez que entidades de classe como o DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), inclui a doação em programações festivas, como manifestação de solidariedade humana. Nesse caso, a doação de sangue foi incluída na calourada universitária, nesta quinta-feira (1º) e sexta-feira (2).
No sábado (3), das 8 às 13 horas, uma equipe do Hemopi fará coleta de sangue na Loja Maçônica situada na rua Barroso 1184, Centro. No próximo dia 16, será na Faculdade Adelmar Rosado, e no dia 21, no Salão Paroquial da Vila Bandeirantes, a convite do Grupo de Jovens do bairro.
Com uma estrutura mais espaçosa, na rua 1º de Maio, 235, próximo ao Hospital Getúlio Vargas, telefones 221 8319 e 221 8320, o Hemopi funciona de durante todos os dias da semana, das 7h30 às 18h30 para atender às pessoas que estejam em condições de doar sangue.
A coleta é rápida, segura e não oferece nenhum risco ao doador. Qualquer pessoa, com saúde e alimentada, com idade entre 18 e 65 anos e a partir de 50 quilos pode doar sangue.
A pessoa é submetida a um teste de anemia e a um exame clínico. Caso a doação seja autorizada pelo médico, são retirados 450 ml de sangue, que o organismo repõe em 24 horas sem nenhum prejuízo para a saúde.