O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) está solicitando a colaboração da população com o objetivo de formar estoque de sangue durante o período da Semana Santa para atender os pacientes portadores de leucemia internados no Hospital São Marcos. São pacientes graves, que necessitam do uso de plaquetas (sangue fresco) diariamente, chegando a transfundir de 10 a 15 bolsas por dia. São necessárias pelo menos 70 doações por dia.
Quem desejar doar sangue para salvar vidas, numa manifestação de solidariedade, deve procurar o Hemopi, à rua 1º de Maio, 235, centro, próximo ao Hospital Getúlio Vargas, fones 221-8319 e 221-8320.
Pode doar sangue quem está com saúde e tem entre 18 e 65 anos, pesa a partir de 50 quilos e que não tenha tido hepatite, doença de chagas ou situação de risco associada ao HIV. Não há riscos ao doar sangue, pois o doador passa por duas triagens: uma hematológica (teste de anemia) e outra clínica (entrevista com o médico).
A quantidade de sangue doada é em torno de 450 ml, o que corresponde a menos de meio litro, que o organismo repõe em 24 horas, e outros elementos como o ferro em algumas semanas. O intervalo entre uma doação e outra para o homem é de dois meses e para a mulher, três meses.