O Estado do Piauí deve implantar em breve o Projeto Saúde e Prevenção na Escola, que é resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação e da Saúde e teve início com a execução de um piloto em seis municípios brasileiros no segundo semestre do ano passado. Nesta quarta-feira, das 8 às 18h, no auditório da Secretaria de Educação e Cultura, o Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) / AIDS realiza uma reunião cujo objetivo é a implantação do projeto no Estado. Participam desta reunião secretários municipais de saúde, coordenadores municipais de DST/ AIDS e gerentes regionais de Educação e de Saúde, além de representantes de ONG’s que trabalham com adolescentes. Durante a reunião haverá a apresentação do projeto e serão discutidos os critérios de legibilidade do mesmo. Além disso, será feita a pactuação com os municípios, que deverão assinar os formulários de Declaração de Interesse de implantação do projeto. De acordo com a coordenadora de DST / Aids da Secretaria Estadual da Saúde, Liliam Araújo, cada município poderá aderir com até duas unidades escolares. “Após o fechamento das inscrições, o Programa Nacional de DST/Aids e o Ministério da Educação vão organizar encontros regionais para planejamento e implantação do projeto em cada Estado”, diz. Segundo Liliam, o objetivo do programa é evitar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e aids entre os jovens, que estão mais vulneráveis à epidemia por iniciarem a atividade sexual cada vez mais cedo. Estudos feitos no Brasil mostram que as meninas estão começando a ter relações sexuais aos 14 anos de idade, em média, enquanto os meninos começam aos 13 anos.