De acordo com a quinta edição da Síntese de Indicadores Sociais de 2003, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a oferta de leitos no estado do Piauí está acima da média brasileira. Segundo os números, o Estado dispõe de 7.877 leitos para internação, sendo que 87% estão disponíveis para internações através do Sistema Único de Saúde (SUS). Os indicadores apontam também que o Piauí possui hoje 2,38 leitos para cada grupo de mil habitantes, sendo maior que a média brasileira (2,05) e do nordeste (2,15). Com relação a camas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) o Piauí possui 7,1 por 1000 habitantes contra 16 no Brasil e 9,9 no Nordeste. De um total de 206 camas de UTI existentes no estado, 61,7% são para os pacientes do Sistema Único de Saúde. Os dados mostram que, na última década, a mortalidade infantil, no Brasil, passou de 42,6 óbitos de menores de 1 ano por 1 000 nascidos vivos, em 1992, para 27,8‰, em 2002, ou seja, um decréscimo de 35%. Apesar dessa melhoria, persistiram, ainda, intensos contrastes regionais e interestaduais. A Região Nordeste foi a que apresentou declínios mais significativos na mortalidade infantil (37%),portanto, levemente acima da média nacional. Dentre as Unidades da Federação da região, Ceará e Piauí apresentaram quedas superiores a 40%, enquanto nas demais esses valores ficaram em torno ou levemente abaixo da média regional.