Teve início hoje a oficina de Implantação do Projeto Saúde e Prevenção na Escola. O evento está sendo organizado pela Gerência de Atenção à Saúde, através da Coordenação de DST/AIDS, da Secretaria Estadual de Saúde.
A oficina está sendo realizada no Auditório da Secretaria Estadual de Educação e Cultura. O principal objetivo do evento, segundo a coordenadora da DST/AIDS, Lilian Araújo, é a disponibilização de preservativos nas escolas públicas.
“É uma ação voltada para o controle de epidemias de aids”, ressalta Lílian. A explicação e explanação sobre o projeto foi feita pela técnica do Minsitério da Saúde, Teresa Pinto.
Durante a explanação ela enfatizou sobre a importância da capacitação para dos educadores das escolas, que terão um papel fundamental, no repasse das informações e esclarecimentos para os adolescentes das escolas públicas.
Um dos fatores importantes na opinião da técnica Teresa Pinto é o fortalecimento de material adequado, de acordo com a demanda de cada município. Ou seja, na opinião dela, cada município deverá está imbuído de todas as informações pertinente a cada escola que será inserida no Projeto.
A oficina teve a participação de vários municípios, com representantes de Teresina, Floriano, Picos e Piripiri, além de secretários municipais de Saúde e de Educação e ainda de representantes de Organização Não Governamentais e Organização Governamentais. (L.M.)
Números de casos de Aids no Piauí.
Crianças: De 0 a 14 anos-----Foram constados 55 casos. Sendo 26 de homens e 29 de mulheres
Adolescentes: De 15 a 19 anos---40 casos—Sendo 21 de homens e 19 de mulheres
Adultos: De 20 a 34 anos----975 casos. Sendo 690 de homens e 282 de mulheres
Adultos: De 35 a 49 anos---637 pessoas infectadas. Sendo 499 de homens e 138 de mulheres
Adultos: De 50 a 79 anos---135 casos. Sendo 106 de homens e 28 de mulheres