Acontece hoje, às 7h30, no pátio da Secretaria Estadual da Saúde, o lançamento do Programa Saúde Cidadão. O lançamento será realizado durante um café da manhã promovido pela Secretaria da Saúde e marca a abertura da programação da Semana da Saúde, que prossegue até o próximo dia 20. Durante o evento será feita a distribuição de material de divulgação do programa, dentre os quais está uma cartilha educativa ressaltando a importância da implantação do Programa Saúde Cidadão no Piauí. O Programa Saúde Cidadão tem o objetivo de organizar ainda mais o Sistema Único de Saúde no Estado. De acordo com o secretário da saúde, Bruno Figueiredo, através deste programa, “uma série de medidas estão sendo tomadas para que o atendimento nos hospitais seja cada vez melhor, mais rápido, mais humano e mais perto de você”, diz. Bruno comenta que o Programa Saúde Cidadão pretende levar à população de todo o estado uma série de vantagens. “A primeira delas é a regionalização do atendimento, que já está sendo trabalhada desde o começo do governo Wellington Dias, e permite que cada paciente seja atendido na sua cidade ou região, evitando o deslocamento para Teresina”, afirma o secretário. Com isso, explica o secretário, haverá um desafogamento do atendimento no Hospital Getúlio Vargas, o maior hospital público do Estado e referência em saúde para vários estados. “Fortalecendo os hospitais regionais, a expectativa é que diminuam os casos em que a população precise se deslocar para o HGV”, diz Bruno. Outra novidade com o Programa Saúde Cidadão diz respeito aos pequenos hospitais e unidades mistas de saúde. “Estes hospitais passam a ser Hospitais Comunitários e serão os locais adequados para a seleção dos pacientes mais graves que deverão ser transferidos para os hospitais maiores”, comenta o secretário. É importante destacar que em muitas cidades, as mudanças ocorridas com a implementação do Programa Saúde Cidadão já são visíveis. “Dentre essas mudanças, podemos citar a reforma dos hospitais e enfermarias, a gestão profissional destes hospitais e o fato de os servidores estarem recebendo treinamento para melhorar o atendimento à população”, finaliza Bruno Figueiredo.