Por muito tempo quando as pessoas pensavam em atendimento de saúde a primeira idéia que vinha na cabeça eram de hospitais, exames e remédios. Nessa gestão, a Secretaria Estadual da Saúde do Piauí vestiu a camisa da prevenção e vem investindo forte em iniciativas que garantam uma saúde integral à população. Entre as iniciativas mais importantes para a prevenção dos riscos à saúde, está o Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural no Piauí, Prosar, que já começa a dar resultados efetivos para a melhoria da qualidade de vida da população. Uma série de obras estão prestes a serem entregues e muitas outras estão para começar na região do semiárido piauiense. Além de garantir uma maior qualidade de vida para a população, o Prosar também exercita a participação da comunidade em todas nas decisões públicas. É que é ela quem gerencia todo o sistema implantado sem interferências políticas, através do modelo de gestão auto-sustentável denominado Sistema Integrado de Saneamento Rural no Estado do Piauí (SISAR). O SISAR será constituído amanhã, a partir das 8h, em Picos, durante Assembléia com a participação do Governador Wellington Dias e o secretário da Saúde, Bruno Figueiredo, e é uma espécie de associação mãe, que irá dar autosustentabilidade e autogestão aos sistemas. Ele será constituído de sete membros da associação de moradores das localidades, três representantes das prefeituras e um da Secretaria Estadual da Saúde, unidade executora. Depois de entregues, todos os sistemas vão operar em fase experimental para o treinamento da comunidade, que irá gerenciar o programa. Investimentos Ao todo, serão investidos R$ 45 milhões em obras integradas de abastecimento de água e de saneamento básico visando melhorar a saúde da população em pequenas comunidades rurais. Já estão sendo concluídas as obras de construção de três poços nas localidades de Marrecas, Malhada Grande e Buriti do Rei na região de Oeiras e Colônia. Ainda serão atendidas até julho de 2006, setenta localidades nas regionais de Saúde de: Fronteiras, Oeiras, Paulistana, Picos e Valença. Essas obras beneficiarão mais de 50 mil pessoas na região do semiárido do Estado. O Prosar é resultado da cooperação financeira oficial entre o Brasil, através do Ministério da Saúde, e a Alemanha, através do banco KFW. No Piauí a unidade executora é a Secretaria Estadual de Saúde. “Melhorando o saneamento básico, garantindo água de qualidade estaremos trabalhando efetivamente na melhoria dos hábitos de higiene e na saúde preventiva da população”, explica o secretário da Bruno Figueiredo. Nesse primeiro ano de atuação do Prosar no Piauí, as obras serão realizadas em quarenta e oito localidades. O diferencial do programa está na integração de ações de infra-estrutura na área de água e esgoto com ações do componente social de modo a garantir a sustentabilidade dos sistemas a longo prazo. Agora, a preocupação não se restringe à implantação de um sistema de água, esgoto e fossas sépticas, mas também com o destino desses dejetos ao longo do tempo. Além de ter um destino para esse lixo, a água distribuída para a população é devidamente tratada com cloro. Vários foram os critérios para a escolha dessas localidades a serem beneficiadas. Elas tinham que ter no mínimo sessenta casas, um público alvo mínimo de trezentas pessoas, ter energia elétrica para poder se captar água no poço e levar até o reservatório, depois saber se existe água de superfície ou de subsolo para que a população tenha condições de receber água de qualidade e tenha melhoria na condição de vida e finalmente ter uma Lei de concessão da prefeitura e a adesão da comunidade, através de uma associação.