Foi realizada no último sábado, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Picos, a Assembléia Geral de Constituição do Sistema Integrado de Saneamento Rural no Estado do Piauí (SISAR). O evento contou com a presença do governador Wellington Dias, do secretário estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, do deputado federal Nazareno Fonteles, dos deputados estaduais Kleber Eulálio e Warton Santos e de outros secretários de governo e autoridades políticas da região. A assembléia foi marcada pela participação de mais de 400 pessoas de 48 localidades daquela região. São famílias que nunca tiveram acesso a água encanada e saneamento básico e que serão beneficiadas pelo Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural do Piauí (Prosar), desenvolvido através de uma parceria entre o banco alemão KFW e a Secretaria Estadual da Saúde. Várias obras estão prestes a ser entregues pelo Prosar na região do semiárido piauiense. Uma das grandes novidades do programa é que será a própria população que irá gerenciar o sistema após o mesmo ser implantado, daí a importância da constituição do Sisar. O governador Wellington Dias falou da importância do Prosar para a população piauiense. “O prosar é um programa importantíssimo uma vez que oferece à população iniciativas para a prevenção dos riscos à saúde”, disse o governador. Wellington Dias lamentou o fato da cidade de Picos não ter sido contemplada pelas ações do Prosar. “Sabemos da importância do programa e é inconcebível o fato da cidade de Picos ter sido excluída do Prosar pela má vontade política do prefeito desta cidade. 1,8 milhões deixaram de ser investidos em seis comunidades de Picos devido a esta posição do prefeito”, ressaltou. O secretário Bruno Figueiredo ressaltou que cerca de 5 milhões de euros estão disponíveis para a execução de obras em diversas comunidades contempladas pelo Prosar. “Estamos na fase de execução do programa e temos obras iniciadas em diversas comunidades, como Marrecas, Malhada Grande e Buriti do Rei na região de Oeiras e Colônia. Até julho de 2006 mais de 50 mil pessoas de 70 localidades na região do semiárido serão beneficiadas”, comentou. Para o secretário, a constituição do Sisar “foi de fundamental importância e mostra que a população organizada é capaz de grandes realizações. Vale ressaltar que é a própria população quem vai gerenciar todo o sistema implantado sem interferências políticas", finalizou.