120 novos profissionais passam a integrar o quadro de servidores efetivos da Secretaria Estadual da Saúde. São farmacêuticos, dentistas, médicos, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, auxiliares administrativos, enfermeiros e outros profissionais que foram aprovados no concurso público realizado pela Secretaria da Saúde no ano passado.
Dos 785 aprovados, 217 já foram empossados. Desse total, 94 estão atualmente passando por treinamentos específicos de acordo com as áreas de atuação de cada profissional.
Durante a posse dos 120 novos servidores, hoje, no Palácio de Karnak, foi feita também a entrega de dois veículos Fiat Strada e um caminhão com câmara frigorífica para transportar vacinas, que trabalharão na otimização das atividades da Diretoria de Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (DUVAS).
Além disso, o governador Wellington Dias, o secretário Bruno Figueiredo e o coordenador da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Severo Eulálio, fizeram a entrega de 35 computadores doados pelo Sistema de Informação Nacional de Agravos e Notificação (Sinan), que ajudarão o Ministério da Saúde no controle de agravos à saúde nestes municípios.
Para o governador Wellington Dias, a entrega dos veículos e dos computadores permite aos municípios melhores condições na realização de seus trabalhos na área da saúde. “Com a entrega destes equipamentos vamos oferecer melhores condições para nossas equipes em diversos municípios e também no Estado”, disse.
O governador ressaltou que “o grande objetivo é reorganizar o quadro de pessoal, para que ele seja formado por profissionais efetivos, em que possam ser realizados investimentos na qualificação desses profissionais”, afirmou.
O secretário Bruno Figueiredo frisou a importância desses veículos adquiridos para o transporte de vacinas. “Estes veículos permitem uma melhor condução das vacinas evitando perdas que são comuns no transporte desse material em veículos não apropriados”, comentou.
Para o secretário, a posse de mais 120 profissionais mostra o compromisso do governo do Piauí com a construção de um sistema de saúde cada vez mais eficaz. “A chegada destes profissionais é de extrema importância, uma vez que estes profissionais estão entrando no serviço público por seus méritos, mostrando o compromisso do governo Wellington Dias com a saúde do Estado”, explicou.