Dados da Secretaria de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde, indicam que 2.915.415 pessoas foram vacinadas contra a gripe no último sábado, dia 17 de abril, início da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. O número representa uma cobertura de 19,1% do total da população de idosos. Em relação à meta de vacinação, que é 70% do público-alvo - 10.648.772 pessoas -, o percentual de cobertura é de 27,3%.
Este é o maior índice alcançado pelo Ministério da Saúde num primeiro dia de campanha, desde 1999, quando foi adotada pela primeira vez a vacinação de idosos contra gripe. O levantamento não conta com dados do Estado do Mato Grosso, cuja rede de telefonia encontra-se em manutenção, impedindo repasse de dados ao Ministério da Saúde. O resultado final da campanha será divulgado no dia 31 de maio.
A apuração revelou aumento da procura pela vacina nos postos de saúde nas primeiras horas do dia. Foram 802.149 idosos a mais em relação ao primeiro dia da campanha de 2003, que teve a vacinação de 2.113.266 pessoas. De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria de Vigilância Sanitária, as informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde refletem o êxito da sexta Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.
A grande quantidade de pessoas vacinadas no dia 17, sem transtorno, reafirma a importância da mobilização dos servidores e voluntários para atender a demanda. Este ano, 265 mil voluntários estão envolvidos na campanha, que vai até o dia 30 de abril, em 57 mil postos de saúde de todo o País.
O transporte das equipes foi assegurado por 46 mil veículos, incluindo embarcações e aeronaves nas regiões de difícil acesso, em especial na Amazônia. A campanha realizada no Brasil é uma das maiores do mundo. Além da vacina contra a gripe, os postos de saúde aplicam, gratuitamente, doses da Dupla Adulto, que protege contra difteria e tétano. A Dupla Adulto é ofertada aos idosos que não completaram a série de três doses ou não tomaram o reforço após dez anos.