Foi realizada nesta terça-feira, na Facime, mais uma reunião do Conselho Estadual da Saúde. Na oportunidade, o secretário Bruno Figueiredo e os demais conselheiros discutiram diversas pautas, dentre as quais a realização das Conferências Estaduais de Saúde Bucal e Ciências e Tecnologia. Na reunião, o secretário comentou sobre os investimentos que devem ser feitos no Hospital Universitário pelo Ministério da Saúde ainda este ano. “O repasse da secretaria está vinculado ao começo do funcionamento do hospital, mas existe a possibilidade de novos investimentos por parte do Ministério da Saúde para o hospital. Isso mostra que a abertura do HU vai fazer com que surjam novos investimentos”, disse. Também na reunião foi definida a comissão organizadora da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, prevista para ser realizada até o dia de junho, visto que a Conferência Nacional acontece no período de 25 a 28 de junho, em Brasília. Além disso, o secretário Bruno Figueiredo ressaltou a questão dos hospitais de pequeno porte do Piauí, que representam 60% do sistema de saúde do Estado. “Na semana passada participei do Simpósio Nacional de Hospitais de Pequeno Porte e lá foram apresentadas a nova política do Ministério da Saúde para estes hospitais”, destacou. Bruno Figueiredo encerrou a reunião destacando um projeto que a secretaria pretende realizar neste ano no sentido de reestruturar as regionais de saúde do Estado. “Estivemos reunidos na segunda com os gerentes das regionais e discutimos um projeto que visa a revitalização das mesmas, já que as regionais são fundamentais no processo de regionalização do atendimento à saúde”, finalizou.