O Hemocentro do Piauí, Hemopi, vai realizar amanhã (sexta-feira), a partir das 17h, o lançamento do Programa Médico de Controle e Promoção da Saúde Ocupacional. O programa vai beneficiar os 276 funcionários do Hemopi em todo o estado. De acordo com a diretora do Hospital, Lúcia Brasil, o programa é destinado a todos os servidores do Hemopi e tem como objetivo garantir qualidade de vida. “O Programa visa fazer a promoção, preservação e a prevenção da saúde do trabalhador por meio de um conjunto de ações de caráter preventivo, educativo, motivacional, com o objetivo de prevenir oportunas doenças ocupacionais que podem surgir no ambiente de trabalho”, explica. Para tanto, o hospital realizará exames periódicos, atendimento com assistência social, atendimento odontológico e psicológico, além do uso de material de proteção. “Com o programa, nós queremos cuidar da saúde do servidor e ao mesmo tempo deixá-lo mais comprometido com o hospital, ajudando no engajamento e fortalecimento das suas ações”, destaca Lúcia Brasil. Além do lançamento, e em homenagem ao dia do trabalhador, o Hemopi ainda oferecerá um coquetel aos funcionários, com música ao vivo e sorteio de brindes. “Nós estamos investindo sempre mais no material humado do Hemopi, que é o que nós temos de mais importante. Nesse sentido, já fizemos sessenta e um projetos direcionados para a área de recursos humanos visando a qualidade de vida do servidor e a melhoria do atendimento ao cidadão”, explica a diretora. Nesse sentido, o Hemopi ainda está organizando uma especialização em parceria com o Ministério da Saúde, para garantir uma melhor preparação para seus funcionários. “O Hemopi é um hospital com aparelhos de ponta, o prédio é novo, mas os diretores sempre esqueceram de investir no capital humano e isso é o nosso maior desafio. Por isso vamos oferecer uma pós-graduação em Hemoterapia, em que devem participar os médicos, enfermeiros e bioquímicos do hemocentro”, diz Lúcia. Ao todo serão abertas oitenta vagas. Destas, a metade será destinada aos profissionais do Piauí e a outra aos do Maranhão. O curso será realizado em dezesseis módulos e contará ainda com a parceria da Unicamp e do Hemocentro de Botucatu. “Nosso grande desafio a partir de agora é garantir que o nosso funcionário realmente esteja preparado. Vamos aumentar o capital humano da empresa”, garante a diretora.