Foi realizada hoje, na Facime, mais uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite. Na oportunidade foram pactuadas algumas medidas a serem implementadas pelos gestores de saúde do Estado e a diretoria de Planejamento da Secretaria Estadual da Saúde apresentou para a Câmara Técnica os critérios de seleção dos municípios que serão priorizados pelo Projeto VigiSUS II. Através deste projeto, o Ministério da Saúde vai liberar R$ 515,6 milhões para ações de prevenção e controle de doença, na área de vigilância ambiental em saúde, e no fortalecimento da vigilância epidemiológica nos estados e municípios. Os recursos, oriundos de convênio com o Banco Mundial e contrapartida do governo federal, irão fortalecer o projeto "VigiSUS II" do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica. Entre outras ações, o VigiSUS II vai possibilitar a realização de análises de situações de saúde da população para viabilizar a implementação de políticas que controlem os fatores de risco e reduzam a incidência de doenças. De acordo com a diretora de Planejamento da Sesapi, Ana Eulálio, o Estado do Piauí receberá recursos na ordem de R$ 3 milhões com o projeto. Deste total, 60% será distribuído entre Teresina e Parnaíba, pois estes municípios atendem a dois requisitos básicos do projeto, que é ser a capital do Estado ou possuir mais de 100 mil habitantes. “Os outros 40% vão para a Secretaria Estadual da Saúde e serão concentrados principalmente entre os municípios estratégicos dentro do Plano Diretor de Regionalização desenvolvido pela Secretaria”, afirma. Os campos de aplicação dos recursos serão infra-estrutura, capacitação, desenvolvimento científico e tecnológico e programas de educação e comunicação.