Teve início na manhã de hoje, no auditório Dr. Anfrísio Lobão do Hospital Areolino de Abreu, a Primeira Semana do Profissional Enfermeiro e Assistente Social do Hospital Areolino de Abreu, em comemoração aos dias do Enfermeiro (12 de Maio) e ao dia do Assistente Social (15 de Maio). Na oportunidade, a direção do Hospital Areolino de Abreu (H.A.A.) lançou a campanha “Adote um Paciente Apenas com seu Carinho”, para integração do portador de transtornos mentais na sociedade, objetivando fazer com que a mesma conheça as potencialidades desses cidadãos e colabore com o seu tratamento. O evento contou com a presença da diretora do hospital, Marcia Astrês, do deputado federal Nazareno Fonteles, e do assessor da Secretaria Estadual de Saúde, Osmar Júnior, representando o secretário estadual de Saúde, Bruno Figueiredo. Márcia Astrês explicou que a campanha é apenas uma das iniciativas que a diretoria, a secretaria estadual de Saúde, e o próprio governo do Estado, estão desenvolvendo para que ocorra uma humanização no atendimento. “O lançamento desta campanha tem por objetivo promover uma maior articulação entre os portadores de transtornos mentais e a sociedade, contribuindo para o redirecionamento da ótica social acerca do assunto, para o fortalecimento da auto-estima da clientela e, sobretudo, para a conscientização de que o tratamento e a recuperação não se limitam ao espaço hospitalar, ao contrário, transcendem este espaço e encontram maior respaldo no amor e na compreensão do próximo”, explica a diretora. Ela destina-se aos portadores de transtornos mentais que estão internados integralmente no hospital para tratamento. A efetivação da campanha consiste na dedicação e qualquer cidadão membro da sociedade civil a um portador de transtorno mental em tratamento. Sendo que, esta dedicação realiza-se no compromisso relativo a visitas, atenção e disponibilidade do afeto, de carinho. Vale lembrar que essas visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, no horário de 14h00 às 16h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h00 às 11h00 e das 14h00 às 16h00. Os interessados devem procurar o Serviço Social do hospital Areolino, munido de documentação. Durante a solenidade, o deputado federal Nazareno Fonteles parabenizou a iniciativa da campanha, e aos profissionais presentes pelo “Dia do Enfermeiro” e pelo “Dia do Assistente Social”, comemorados, respectivamente, na próxima quarta-feira (12/05) e no próximo sábado (15/05). “Esses profissionais, normalmente, são os que mais lidam com pacientes que sofrem com transtornos mentais, e costumam exercer um trabalho bastante complexo, chegando, muitas vezes, a sentirem-se impotentes, o que acaba atingido a saúde mental desses profissionais de saúde. Mas conseguem superar esses obstáculos, servindo e cuidando cada vez melhor dos outros. A sociedade também deve dar a sua colaboração nesse tipo de tratamento porque a nova política de saúde mental prega que ocorra uma mudança cultural, através da inserção do doente mental nesta sociedade, diminuindo, assim, o número de internações hospitalares”, comenta Nazareno. Antes da abertura oficial, teve uma apresentação artística e cultural dos Usuários da Terapia Ocupacional do H.A.A. Ainda como parte da programação, Ana Maria Eulálio, que é diretora de planejamento da Sesapi e coordenadora do curso de Psicologia de uma faculdade particular, apresentou uma palestra sobre “Motivação e Auto-Estima”. Também houve uma exposição sobre a Implantação e Ações do Grupo de Humanização aos portadores de transtornos mentais do hospital, além de homenagens.As atividades relativa à “I Semana do Profissional Enfermeiro e Assistente Social do H.A.A” continuam até á próxima sexta-feira (14/05). O evento é uma organização do Serviço Social e do Serviço de Enfermagem do Hospital Areolino de Abreu. São parceiros dessas atividades, o Conselho Regional de Serviço Social do Piauí, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí, a Associação Brasileira de Enfermagem, e a Universidade Federal do Piauí.