Os brasileiros passaram a conviver, desde ontem, com uma doença que parecia ser coisa do passado: a tuberculose. Equivocadamente tida como erradicada há alguns anos, a tuberculose voltou com força e é motivo, inclusive, de campanha nacional, tanto do Ministério da Saúde quanto das secretarias estaduais de Saúde. Com a estréia da novela Cabocla (Rede Globo, às 18h), a doença volta à mídia. O personagem Luís Jerônimo, interpretado na versão atual pelo ator Daniel de Oliveira - e na versão original por Fábio Júnior - é diagnosticado com a doença e enviado a Vila da Mata, uma pequena cidade serrana no interior de Minas Gerais.
O enredo se passa no ano de 1918 (a primeira edição retratava o ano de 1926), época em que a tuberculose não tinha cura e matava milhares de pessoas no Brasil. Atualmente, a doença tem tratamento, mas se este for interrompido, o bacilo causador pode trazer de volta o problema que provocou pavor no passado.
Tida como o mal do século, no final do século 19 e início do século 20, a tuberculose vitimou boêmios e poetas famosos, como Álvares de Azevedo, e inspirou filmes clássicos como A Dama das Camélias (Camille/EUA/1937) e Floradas na Serra, produção brasileira da Vera Cruz (1954), com direção de Luciano Salce e com Cacilda Becker, Jaime Barcellos, Jardel Filho, Célia Biar, John Herbert e Rubens de Falco no elenco. Recentemente, a doença voltou a ter destaque na minissérie Um Só Coração, da Globo.
Aproximadamente um terço da população mundial está infectada com o bacilo da tuberculose. No Brasil, a doença ameaça 45 milhões de pessoas. Deste montante de infectados, entre 5% a 10% contraem a tuberculose. O número de vítimas fatais no mundo também é grande. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 30 milhões de pessoas deverão morrer nos próximos dez anos por causa da doença. No Brasil, as vítimas chegam a seis mil por ano.
A tuberculose é uma doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. O microorganismo causador do mal é o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis.