A Secretaria Estadual da Saúde e Unidade Regional de Teresina realizaram ontem e hoje (segunda e terça) a I Conferência de Saúde Bucal da Micro-região de Teresina, com o tema Acesso e Qualidade Superando a Exclusão Social. O evento, que reuniu delegados representantes de quarenta e três municípios da micro-região de Teresina, que discutiram os principais problemas e as possíveis soluções para a saúde bucal da sua região. De acordo com a coordenadora de saúde bucal da Secretaria Estadual da Saúde, Walleska Moreno, as conferências como essa têm como objetivo discutir a formulação e a implementação da política nacional de saúde bucal do SUS nesses municípios. “Essa, como as outras conferências já realizadas no Piauí são importantes porque fazem um diagnóstico da situação bucal dos municípios, além de discutir os problemas e apresentar propostas para uma solução”, explica a coordenadora. Ela ainda ressalta, que as conferências são uma espécie de preparação para a Conferência Estadual de Saúde Bucal, que será realizada de 3 a 5 de junho, no Centro de Convenções em Teresina. “Em todas essas conferências municipais estamos elegendo os delegados que vão participar da conferência estadual, que por sua vez escolhe os doze delegados piauienses que vão participar da Conferência Nacional em Brasília”, destaca Walleska. Os delegados eleitos respeitam a proporcionalidade de dois representantes dos usuários, um representante do gestor e outro dos trabalhadores da saúde bucal. “Essas conferências temáticas dividiram as conferências de saúde em segmentos e isso é importantíssimo para podermos resolver os problemas de todas as áreas”, ressalta Marconi Rego, coordenador geral da I Conferência de Saúde Bucal da Micro-região de Teresina.