Continua nesta quinta-feira a I Semana do Assistente Social e do Enfermeiro. O evento terá prosseguimento a partir das 8h, com a palestra “A Equipe Multiprofissional Frente a Nova Proposta da Política de Saúde Mental”, que será ministrada pela médica Lúcia Rosa.
Depois da palestra, haverá uma mesa redonda sobre a ética nas profissões com a participação dos conselhos regionais de: Enfermagem, Serviço Social, Medicina, Psicologia, Farmácia, Nutrição e Odontologia.
Durante a semana, a Secretaria Estadual da Saúde, através do Hospital Areolino de Bareu lançou a campanha “Adote um paciente apenas com seu carinho”.
De acordo com a diretora do Hospital, Márcia Astrês, a campanha é apenas uma das iniciativas que a diretoria, a secretaria estadual de Saúde, e o próprio governo do Estado, estão desenvolvendo para que ocorra uma humanização no atendimento. “O lançamento desta campanha tem por objetivo promover uma maior articulação entre os portadores de transtornos mentais e a sociedade, contribuindo para o redirecionamento da ótica social acerca do assunto, para o fortalecimento da auto-estima da clientela e, sobretudo, para a conscientização de que o tratamento e a recuperação não se limitam ao espaço hospitalar”, explica a diretora.
A campanha destina-se aos portadores de transtornos mentais que estão internados integralmente no hospital para tratamento, especialmente os que já moram no Areolino de Abreu há vários anos. A efetivação da campanha consiste na dedicação e qualquer cidadão membro da sociedade civil a um portador de transtorno mental em tratamento. Sendo que, esta dedicação realiza-se no compromisso relativo a visitas, atenção e disponibilidade do afeto, de carinho.
O cadastro para quem quer participar já começará a ser feito na próxima segunda-feira e a avaliação e a qualificação das pessoas que farão as visitas aos internos serão feitas posteriormente. Vale lembrar que essas visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, no horário de 14h00 às 16h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h00 às 11h00 e das 14h00 às 16h00. Os interessados devem procurar o Serviço Social do hospital Areolino, munido de documentação.