O Secretário Estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, anunciou nesta quinta-feira uma série de projetos que serão desenvolvidos na Maternidade Dona Evangelina Rosa ainda este ano, dentre os quais a aquisição de novos equipamentos e a climatização da maternidade. “Foi aprovado um convênio no valor de R$ 1 milhão voltados para a aquisição de equipamentos e modernização da Maternidade Dona Evangelina Rosa. Agora estamos aguardando a liberação destes recursos por parte do Ministério da Saúde, para que possamos iniciar o processo de licitação para compra dos equipamentos”, disse o secretário. Bruno Figueiredo afirma que os investimentos estão sendo feitos não somente em tecnologia, mas também na parte de recursos humanos. “Não basta termos equipamentos, se não tivermos um servidor qualificado e motivado para operá-los”, comenta. A Maternidade Dona Evangelina Rosa presta serviços à sociedade piauiense há 28 anos oferecedo consultas médicas de obstetrícia (pré-natal e puerpério), ginecologia, pediatria (incluindo consulta pediátrica pré-natal)e genética, além de consultas de enfermagem obstétrica, consultas de nutrição para gestante e criança, consulta e orientação com equipe do Banco de Leite. A MDER é campo de estágio dos cursos de graduação e pós-graduação das universidades Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI) dos cursos: medicina, enfermagem, nutrição, assistente social, odontologia, fisioterapia e de enfermagem da NOVAFAPI. E pós-graduação com os Programas de Residência Médica em Obstetrícia/ Ginecologia e de Pediatria (área de concentração, neonatologia) da UFPI, credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica. Além disso, a Maternidade recebeu do Unicef o título de Hospital Amigo da Criança, pela dedicação e empenho dos recursos humanos da instituição no incentivo ao aleitamento materno.