Desde março deste ano o Laboratório Central do Piauí (Lacen) vem realizando testes de paternidade. Diariamente são cerca cinco coletas, sendo que o laboratório já conta com um total de 84 testes realizados em Teresina e outros 42 no interior do Estado, nas comarcas de Elesbão Veloso, Valença, Inhuma e Ipiranga. De acordo com o diretor do Lacen, Evaldo Hipólito, todos os testes feitos pelo laboratório são encaminhados pela Defensoria Pública. “Os casos tramitam na justiça e depois são encaminhado através da Defensoria Pública para serem realizados os testes no laboratório”, explica o diretor. Segundo ele, há uma demanda grande em torno do teste, já que o Lacen é o único laboratório no Estado a oferecê-lo gratuitamente. “Numa clínica particular, este teste custa de R$ 700,00 a R$ 1.000,00”, diz Evaldo. É importante destacar que nos testes realizados no interior do Estado o laboratório disponibiliza uma equipe que se desloca até as cidades e realiza a coleta. Após a coleta, o material é enviado para o Laboratório Hermes Pardini, em Belo Horizonte. “O resultado é divulgado em até 15 dias”, comenta o diretor. Para o secretário Estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, a realização do teste de paternidade gratuitamente representa um avanço e mostra o compromisso do governo em promover uma política de saúde acessível a todos. Hipólito ressalta a importância da realização do teste de paternidade de forma gratuita. “É um projeto social de alta relevância, uma vez que as mães que procuram o serviço jamais teriam condições de arcar com essas despesas”, finaliza.