Por iniciativa do Secretário Estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, o Conselho Estadual da Saúde decidiu hoje, em reunião realizada na Facime, que irá implementar uma série de medidas junto ao Ministério da Saúde, na tentativa de agilizar o processo da Câmara de compensação de recursos pelos atendimentos feitos aos pacientes do Maranhão nos hospitais da rede estadual piauiense. Atualmente cerca de 26,80% dos pacientes atendidos no Hospital Getúlio Vargas são provenientes de outros Estados como Ceará, Maranhão, Pará e Tocantins. O Estado do Maranhão é o que mais encaminha pacientes para o HGV. Dos 7.986 pacientes que dão entrada no Pronto-Socorro do HGV, 1.329 são de municípios do Maranhão, representando 16,63% do montante gasto com pacientes no Pronto-Socorro. Durante a reunião do Conselho foi criada uma comissão que será coordenada pelo secretário Bruno Figueiredo e formada por seis conselheiros, que irão se mobilizar para ir a Brasília e cobrar do Ministério da Saúde providências urgentes no sentido de que o estado do Maranhão repasse os recursos para o Piauí. Mensalmente, o estado do Piauí gasta em torno de R$ 1,2 milhões com os pacientes do Maranhão, que só repassa R$ 400 mil, gerando um déficit mensal de cerca de R$ 800 mil ao Piauí. Para o secretário estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, “essa discussão é bastante importante, uma vez que mostra que queremos construir um sistema de saúde que atenda a todos os estados que nos procure, porém, é necessário que haja a compensação por estes atendimentos”, afirma. O secretário propôs aos conselheiros que seja feita uma reunião com os parlamentares piauienses para que eles tomem conhecimento da importância da compensação e ajudem na aprovação da Câmara de Compensação. Depois disso, a comissão irá participar de uma reunião do Conselho Nacional de Saúde e cobrará a aprovação da compensação.