O Hospital Getúlio Vargas implantou o Núcleo de Vigilância Epidemiológica para conhecer o perfil dos pacientes que procuram o hospital e planejar ações de controle das doenças que são notificadas. Somente no primeiro trimestre desse ano, o Núcleo já notificou 165 casos de tuberculose; 27 de hanseníase; 03 casos de meningite; 12 casos de HPV e 01 caso de Sífilis. O objetivo do Núcleo é identificar a causa da internação para realizar um conjunto de ações que permitam o conhecimento, a prevenção e o planejamento de estratégias para mudar os fatores determinantes e condicionantes de saúde individual e coletivo. “Com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças e agravos”, declarou Helony Rodrigues, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HGV. Segundo ela, o HGV é um Hospital de Referência não somente para Teresina, mas para os municípios do Piauí e outros Estados. “Assim, torna-se importante termos informações sobre a causa dos atendimentos tanto Ambulatoriais quanto na Urgência e Emergência”, explicou Rodrigues. O Núcleo funciona em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e Fundação Municipal de Saúde. “Ontem faleceu no pronto-socorro do HGV, o agricultor A . C. S, proveniente da Cerâmica Cil, com meningite meningocócica. Imediatamente o Núcleo do HGV acionou a Fundação Municipal de Saúde para fazer o bloqueio epidemiológico junto às pessoas que tiveram contato com a vítima”, declarou. Ela explica que o bloqueio é feito tanto junto aos profissionais de saúde que tiveram contato com o paciente quanto os familiares para que a doença não se alastre. O HGV está sendo pioneiro na implantação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica. A diretora geral, Joana Zélia Arcoverde, disse que a notificação dessas doenças no HGV dar-se pela sua importância como referência, “mas sobretudo pela demanda atendida que se transforma num manancial para estudo da epidemiologia no Estado do Piauí e no que isso representa no cenário nacional no momento em que possuirmos este Sistema funcionando de forma plena”.