De quinta a sábado, a Secretaria Estadual da Saúde, através da Coordenadoria de Saúde Bucal, realiza a I Conferência Estadual de Saúde Bucal, no Centro de Convenções. Com o tema, Acesso e Qualidade Superando a Exclusão Social, a conferência é um evento histórico, que vai reunir trabalhadores, usuários, estudantes e gestores da área de saúde bucal. Na ocasião, serão discutidos, pela primeira vez, as políticas públicas destinadas a saúde bucal no Piauí, seus principais problemas e suas possíveis soluções. Estão participando do evento, representantes da Secretaria Estadual da Saúde, Conselho Regional de Odontologia, Fundação Municipal da Saúde, Universidade Federal do Piauí, Conselho Estadual de Saúde, Facid e Nova Fapi. Na Conferência, serão discutidos quatro eixos temáticos, que serão levantados através de painéis com representantes de vários segmentos. O primeiro, Educação e Construção da Cidadania, será ministrado pelo coordenador de Educação Popular em Saúde do Ministério da Saúde, José Ivo Pedrosa. O segundo painel ficará a cargo do deputado federal, Nazareno Fonteles e terá como tema o Financiamento e Organização da Atenção em Saúde Bucal. O terceiro será ministrado pela conselheira Nacional de Saúde, Graciara Matos Azevedo e terá como tema, Controle Social, Gestão Participativa e Saúde Bucal. O último eixo temático, Formação e Trabalho em Saúde Bucal, será ministrado pela coordenadora de Formação e Trabalho, do Ministério da Saúde, Maria Luiza Jaeger. Para a vice-diretora do CCS da UFPI, Maria de Jesus Cheuk Lau, o conferência representa a oportunidade de fazer funcionar os eixos temáticos discutidos no evento. “É importante porque ela discute temas que garantem o funcionamento integral do SUS e do PSF, Isso garante a humanização desses serviços para a comunidade, sempre apoiados na evolução natural da ciência e da tecnologia na área de saúde bucal”, explica. De acordo com o presidente do Conselho Regional de Odontologia, Jairo Santos Oliveira, a Conferência discute na teoria o que as comunidades precisam na prática. “Essa é a primeira Conferência Estadual de Saúde Bucal do Piauí e ela tem uma grande importância porque vamos traçar as políticas de saúde bucal que serão levadas para a Conferência Nacional de Saúde Bucal. No evento, vamos discutir tudo precisamos para a evolução da saúde bucal, para que ela venha a ganhar espaço e garanta o acesso da população às ações do Sistema Único de Saúde”, destaca Oliveira. Participarão do evento delegados de todos os municípios e regionais de Saúde do Piauí. Todos já foram escolhidos nas Conferências Municipais de Saúde Bucal. Na Conferência Estadual ainda serão eleitos os delegados que irão representar o Piauí na Conferência Nacional de Saúde Bucal, que acontecerá em Brasília, em julho.