Neste sábado, dia 05 de junho, é o dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Essa é a primeira etapa da campanha de 2004. A estratégia é vacinar indiscriminadamente todas as crianças menores de 5 anos, em todas as localidades, com 95% de cobertura. De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Raimunda Damasceno, o objetivo da Organização Mundial de Saúde é a erradicação da Pólio em todo o mundo até o ano de 2005. Este ano, a coordenação já realizou 17 reuniões técnicas nas regionais, com orientações e mostrando os dados sobre a última campanha em todo o Estado. “A meta para a primeira etapa no Piauí é vacinar 313.139 crianças, sendo 60.342 crianças de um ano e 252.797 crianças de um a 4 anos”, explica Damasceno. Segundo a coordenadora, as demais vacinas do calendário vacinal serão aplicadas nas unidades de saúde para crianças em situação de atraso. Para isso, todos os postos de vacina já conhecidos pela população serão mantidos abertos e, se necessário, novos postos fixos e volantes serão abertos. Raimunda Damasceno diz que é muito importante buscar parcerias para que se alcance o objetivo desejado, principalmente com secretarias municipais, escolas, clubes, grupos de jovens, igrejas, associações, dentre outras instituições. “É preciso mobilizar instituições, fazer parcerias em cada município, divulgar e buscar envolvimento, para alcançar nossos objetivos”, enfatiza Damasceno. Ela explica que cada município terá até o dia 15 de junho para entregar os dados da campanha, mas que dependendo da necessidade e das condições de cada localidade, a campanha de vacinação poderá ser iniciada antes do dia 5 de junho. Maiores Informações: 216-3555 (Coordenação de Imunização) ou 9452-6348 ( Raimunda Damasceno)