A primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra Poliomielite obteve o êxito esperado pela equipe de profissionais que participaram do Dia “D”. De acordo com os dados da Coordenação de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, foram vacinados 31.051( trinta e um mil e cinqüenta e uma) crianças de zero a um ano ano de idade, o que corresponde a 51.46% da meta do Estado.
O total de crianças vacinadas com idade de 1 a 4 anos, foi de 125.186 (Cento e vinte e cinco mil, cento e oitenta e seis), o que corresponde a 49.52% da meta do Estado para essa faixa etária.
De acordo com a coordenadora de Imunização, Raimunda Damasceno, esse foi um dos melhores resultados conseguidos. “A cada ano as campanhas vêm melhorando e nós temos tido bons resultados, ampliando o número de crianças atendidas pelas campanhas”, enfatiza Damasceno.
A estratégia era vacinar indiscriminadamente todas as crianças menores de 5 anos, em todas as localidades, com 95% de cobertura. O objetivo da Organização Mundial de Saúde é a erradicação da Pólio mundial até o ano de 2005.
Segundo Raimunda Damasceno, a vacinação continua e deverá tingir a meta estabelecida. As demais vacinas do Calendário Vacinal serão aplicadas nas unidades de saúde, para crianças em situação de atraso. Para isso, serão mantidos abertos todos os postos de vacina já conhecidos pela população e se necessário, abrir novos postos fixos e volantes.
Ela explica que cada município terá até o dia 15 de junho para entregar os dados da campanha.
Mais informações através dos telefones: 216-3555 ( Coordenação de Imunização) ou 9452-6348 ( Raimunda Damasceno)