O Centro de Hematologia e Hemoterapia - HEMOPI está intensificando as coletas externas de sangue. O objetivo da iniciativa é não deixar que nas próximas férias de julho falte algum tipo de sangue para quem precisar de internação para procedimento cirúrgico.
"Enquanto algumas pessoas aproveitam para viajar ou curtir as ferias da escola, outros utilizam a folga para realizar tratamentos de saúde. Assim, no período de férias existe uma tendência a surgir uma relação desproporcional entre quantidade de doação de sangue e demanda para transfusão", explica a supervisora de Educação, Informática e Marketing do Hemopi, Maria Teixeira.
Segundo a coordenadora, este mês já foram feitas coletas na Vila Coronel Carlos Falcão e Novo Horizonte. No próximo sábado, a equipe do Hemopi fará coleta na 1ª Igreja Batista do Conjunto Taquari. Nos dias 18 e 19, a coleta será feita na cidade de Barras e no dia 26 em Piripiri.
Para o secretário estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, estas campanhas realizadas pelo Hemopi são de extrema importância. "Vale destacar que no carnaval, por exemplo, não faltou sangue no Hemopi", ressalta o secretário.
Nos últimos meses, muitos grupos organizados têm procurado o Hemopi para solicitar coleta de sangue no seu bairro ou cidade, o que nem sempre é possível atender, principalmente quando o grupo não dispõe de um espaço físico adequado para realizar a coleta, já que o Hemopi não dispõe de unidade móvel equipada adequadamente para a atividade. "Apesar disso, o Hemopi vem disponibilizando transporte aos doadores, desde que em grupos organizados, levando-os para doarem o sangue no próprio hemocentro e depois levando-os de volta ao local onde se organizaram", diz Maria.
Mesmo que não estejam em grupos organizados, qualquer pessoa, entre 18 e 65 anos, com saúde e alimentado, pesando a partir de 50 quilos e não tido consumido bebida alcoólica nas últimas doze horas, pode procurar o Hemopi, de domingo a domingo, de 7h30 a 18h, na rua 1º de Maio, nº 235, centro sul, ao lado do HGV.
No caso de grupos que queiram doar sangue no Hemopi, a doação deve ser agendada para que o Hemopi possa reforçar os recursos humanos e materiais e oferecer um atendimento de qualidade a esses doadores. Qualquer informação pelos telefones: 221-8319, 221-8320 e 221-4989.