Foi solicitada hoje, durante reunião da Bipartite realizada na Facime, a habilitação em gestão plena do sistema de saúde dos municípios Amarante, Guadalupe e Luis Correia. Na mesma reunião foi discutida a situação do município de Picos, que já está habilitado na gestão plena, e que fez um corte no valor de R$ 60 mil nos recursos do Hospital Regional Justino Luz. Os representantes da cidade de Picos foram convocados a participar da reunião. No entanto, apenas o diretor do hospital, Tiago Pinheiro, compareceu. “Até o momento não recebemos nenhuma justificativa por parte da secretaria de saúde de Picos sobre o corte dos recursos que deveriam ser repassados ao hospital. E já começamos a enfrentar alguns problemas por conta disso”, disse o diretor do hospital. O Secretário Estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, ressaltou que vai cobrar explicações por parte da secretaria municipal de saúde de Picos sobre essa situação. “Não colocamos nenhum obstáculo no processo de habilitação do município na gestão plena do sistema. Agora a gente pode discutir e até mesmo ajudar o município, já que ele está passando por dificuldades, assim como fizemos com Floriano, que passou por dificuldades no começo da gestão plena. Só não podemos é aceitar que comprometa o funcionamento do hospital”, afirmou. O secretário disse que espera que a situação se resolva antes que ela tenha que apelar para outras instâncias. “Vamos conversar com o secretário municipal de Picos na próxima sexta-feira e se a situação não se resolver vamos recorrer ao Ministério da Saúde para que o repasse dos recursos seja feito via Fundo Estadual de Saúde”, comentou. O diretor do hospital destacou que o hospital está enfrentando dificuldades financeiras por conta do corte no repasse dos recursos. “Estamos enfrentando vários problemas. Não só financeiros, mas também na parte assistencial. Com o corte, apenas um procedimento ortopédico foi pago e os profissionais estão revoltados. Além disso, o hospital tem direitoa a 250 autorizações por internação hospitalar (AIH) e este mês apenas 167 foram pagas”, lamentou. A Secretária de Saúde de Floriano e presidente do Colegiado Regional de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) do Piauí, Magnólia Queiroz, disse que vai pedir explicações ao secretário de saúde de Picos sobre essa redução no repasse dos recursos do hospital. “Estou tomando conhecimento do assunto agora, mas vamos conversar com o secretário de Picos para tentar solucionar esse problema”, afirmou.