O Secretário Estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, se reuniu na última segunda-feira com os estudantes da Facime. Na oportunidade, Bruno apresentou o termo aditivo de Cooperação Técnica Científica e Financeira que foi assinado entre a Secretaria Estadual da Saúde e Universidade Estadual do Piauí.
Através do termo ficou constituída a disponibilização efetiva das instalações físicas e equipamentos do Hospital Getúlio Vargas pelos estudantes da Faculdade de Ciências Médicas (Facime). “Pelo aditivo fica certa a disponibilização de salas e consultórios no ambulatório geral, ambulatório de dermatologia, Pneumologia, Ginecologia, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva e demais clínicas do Pronto-Socorro do HGV”, explica o secretário.
O termo aditivo já foi encaminhado para publicação e o secretário Bruno Figueiredo irá se reunir com a direção do hospital e diretores de clínicas para apresentar oficialmente os espaços destinados aos alunos da Facime no hospital.
Além do termo aditivo, é importante destacar que a secretaria criou o programa de preceptores na Facime, no qual a secretaria repassa R$ 40 mil mensais para o custeio dos profissionais que acompanham os alunos nos hospitais da rede pública da capital.
Na semana passada, Bruno Figueiredo havia se reunido com os diretores de hospitais da capital, que afirmaram a não existência de problemas em relação a presença dos estudantes da Facime nos hospitais. “Temos que entender que tanto a Ufpi como a Uespi são importantes para a formação dos profissionais do Estado. Neste sentido, não há porque haver resistência quanto a presença de estudantes de qualquer uma dessas universidades em nossos hospitais”, comentou.