Novos equipamentos foram adquiridos pela Secretaria Estadual da Saúde. Desta vez, trata-se de um tomógrafo e um aparelho de raio X com dopller colorido. Os equipamentos custaram R$ 884.371,19 (tomógrafo) e R$ 52.000,50 (raio-X) e foram adquiridos com recursos do Projeto REFORSUS, resultado de uma cooperação financeira entre a Secretaria Estadual da Saúde e o Ministério da Saúde, com financiamento do Banco Mundial.
Os aparelhos serão destinados a dois hospitais da rede pública de Teresina, sendo que o raio X já se encontra no Hospital Infantil Lucídio Portela e o tomógrafo está no almoxarifado da Secretaria Estadual da Saúde, onde deverá permanecer até ser deslocado para o Hospital Getúlio Vargas.
De acordo com o secretário estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, “são equipamentos extremamente modernos, públicos, que tem tudo para aumentar o grau de resolutividade dos hospitais, em especial do Hospital Getúlio Vargas. Sendo assim, a aquisição dos aparelhos representa mais um avanço para os nossos hospitais”, comenta.
Segundo a diretora da Unidade de Planejamento da Secretaria, Ana Maria Eulálio, os equipamentos foram importados do Japão e são de ponta, sendo que para que o tomógrafo seja devidamente utilizado é preciso que seja feita uma adequação física no Hospital Getúlio Vargas, que já está sendo providenciada e deve começar na próxima semana.
Vale ressaltar que no Hospital Getúlio Vargas existe um tomógrafo pequeno, que pertence a uma empresa privada de radiologia, que será substituído pelo novo equipamento. “O equipamento que existe é um equipamento menor e antigo”, diz Ana Eulálio.
Ana explica que os dois equipamentos estavam previstos para ser adquiridos há mais de dois anos e somente agora foi concluída sua aquisição e o processo de importação, sendo que os mesmos foram liberados pela alfândega no último sábado.