O Piauí está prestes a inaugurar o primeiro Centro Estadual de Referência à Saúde do Trabalhador (CEREST). A obra do centro já está finalizada e os equipamentos e a mobiliária já estão em processo de licitação. “O centro deve abrir assim que sejam adquiridos estes equipamentos, uma vez que já está todo pronto”, disse o secretário da Saúde, Bruno Figueiredo, durante visita ao centro nesta sexta-feira, onde esteve acompanhado do vereador Odaly Medeiros. Durante a visita, o secretário e o vereador conheceram as instalações do centro de referência e foram acompanhados da diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Vieira, que explicou como irão funcionar os trabalhos no centro. “Os projetos que serão desenvolvidos no centro já estão sendo articulados e serão definidos no próximo dia 9, numa reunião que acontecerá com a presença de técnicos do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária”, disse. Vale ressaltar que esta é a primeira vez que o Estado vai implantar uma política consistente para garantir a saúde integral do trabalhador. Para o secretário Bruno Figueiredo a política brasileira de saúde ao trabalhador se enquadra perfeitamente nos princípios do Sistema Único de Saúde. “Poucas políticas sociais se enquadram mais na lógica do SUS do que as da saúde do trabalhador, pois elas discutem desde política de prevenção até atendimento integral dos doentes do trabalho”, disse. Segundo Tatiana Vieira, o centro de referência à saúde do trabalhador funcionará diariamente das 7h às 22h, dando oportunidade tanto aos trabalhadores que tem vínculo empregatício quanto os que trabalham informalmente. Dentre os trabalhos que serão realizados no centro, pode-se destacar os trabalhos de terapia comunitária e medicina alternativa, além de projetos que trabalham a questão da voz e alimentação dos trabalhadores. Haverá uma Comissão Intersetorial que englobará representantes da Delegacia Regional do Trabalho, INSS, Ministério Público, Fetag, CUT, dentre outros. “Além disso, haverá ainda um advogado lotado no centro para orientar os trabalhadores no que diz respeito aos seus direitos junto à área trabalhista”, diz. De acordo com Tatiana, o Ministério da Saúde escolheu o Centro Estadual de Referência à Saúde do Trabalhador do Piauí como modelo a ser seguido pelos demais estados. “Desde a planta do centro até os trabalhos que serão desenvolvidos aqui servirão de modelo para os demais centros do país”, afirmou.