Será realizado nesta terça-feira, dia 29, das 8h às 18h, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FACIME), a 1ª Plenária Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em S aúde (PECTIS-PI), que discutirá as inovações e a aplicação de novas tecnologias na área da saúde.
De acordo com a diretora de Planejamento da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Maria Eulálio, a plenária tem como objetivos propor no âmbito do estado, inovações em saúde, levantar propostas voltadas para definir estratégias, para que a Secretaria Estadual de Saúde defina também defina seu papel de articulador do fomento científico, tecnológico e de inovação em saúde, elaborar propostas de definição de estratégias no controle social na ciência, tecnologia em Saúde.
"A temática principal do evento é discutir a política nacional e a agenda de prioridades de pesquisas em saúde", acrescenta Ana Maria Eulálio. Ela explica que os Estados estão realizando as etapas preparatórias para a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, que irá acontecer no período de 25 a 28 de julho deste ano, em Brasília.
Durante a Conferência Estadual serão apresentados subsídios e contribuição para o direcionamento da política nacional e serão aprovados proposições do Estado do Piauí, para eleger delegados para a II Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde -CNCTIS.
O Conselho Estadual de Saúde definirá quais segmentos poderão indicar os delegados, respeitando a paridade da Resolução n.º 333 do Conselho Nacional de Saúde.A 1ª PECTIS/PI será presidida pelo Secretário de Estado da Saúde.
O evento é aberto a toda sociedade, pesquisadores do tema, profissionais da área de saúde de fomento a pesquisas, instituições de ensino, com responsabilidade de formar profissionais que incorporam a tecnologia em seu cotidiano de trabalho, em áreas específicas.