A Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual da Saúde está fazendo inspeções e treinamentos em oito municípios do Estado. Até o próximo sábado, dezessete agentes distribuídos em quatro equipes vão visitar os municípios de Cristino Castro, Redenção do Gurguéia, Gilbués, São Gonçalo,Corrente, Eliseu Martins, Alvorada e Colônia. Durante as visitas, as equipes vão inspecionar drogarias, laboratórios de análises clínicas, matadouros, aterros sanitários, hotéis, abatedouros, restaurantes, lanchonetes, salões de beleza, óticas, consultórios médicos e odontológicos, clínicas de fisioterapia, hospitais e unidades mistas. Além de fazer as inspeções e verificar se esses estabelecimentos seguem a norma nacional, a diretora da Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves ainda está orientando os técnicos municipais sobre os procedimentos corretos de inspeção em vigilância sanitária. O treinamento está acontecendo no município de Corrente e conta com a participação de representantes dos municípios de: São Raimundo Nonato, Curimatá, Sebastião Barros, Riacho Frio, Bom Jesus, Monte Alegre, Cristino Castro, Avelino Lopes, Cristalândia, além da diretoria regional de Corrente e dos funcionários do Hospital Regional do município. “O curso é de inspeção em serviços e produtos e estamos dando todas as orientações de como fazer uma inspeção, aplicar o roteiro, fazer um laudo e aplicar a legislação sanitária. Para tanto, também estamos distribuindo todo material necessário para que as equipes municipais possam fazer essas inspeções nos seus municípios. Além das aulas teóricas, eles também estão podendo ver na prática como devem ser os procedimentos”, explica Tatiana. Os trabalhos nesses municípios estão sendo feitos em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e com as Vigilâncias Sanitárias Municipais. “Isso é muito importante porque todos juntos podemos tornar a vigilância sanitária mais ativa, garantindo a saúde preventiva da população de todo o Piauí. Em poucos dias vamos ter como fazer um diagnóstico de quais os problemas mais graves encontrados no interior do Estado”, destaca Tatiana.