O Ministério da Saúde entrega nesta terça, às 9h, no auditório estadual do Ministério da Saúde no Estado, vários veículos e equipamentos à Secretaria Estadual da Saúde. Ao todo o Ministério irá entregar 07 Pick-up cabine dupla, 15 motocicletas, 08 computadores, destiladores, impressoras, balanças semi-analíticas, entre outros equipamentos. Todos os equipamentos serão repassados às Secretarias Municipais de Saúde e os veículos serão utilizados nas ações da Secretaria Estadual da Saúde no interior do Estado. A ação faz parte do Plano de Investimentos da Secretaria de Vigilância em Saúde, que tem como objetivos principais a coordenação e execução de ações de epidemiologia e controle de doenças, cujos recursos somam R$ 523.489,00 para o Estado. Além disso, dentro do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) haverá a ampliação e qualificação da rede laboratorial do Estado. Para esta ação foram adquiridos equipamentos de informática no valor de R$ 43.644,00, que foram distribuídos entre as Secretarias Estaduais (R$ 18.185,00) e Municipal de Saúde (R$ 24.459,00). Para o secretário estadual de Saúde, Bruno Figueiredo, a doação representa muito para o Piauí, que tem enviado ao Ministério da Saúde solicitações mostrando as necessidades do Estado. O Estado, de acordo com Bruno Figueiredo, tem tido atenção do governo federal, através do Ministério da saúde. “É uma forma de melhorar a qualidade de saúde do Estado do Piauí, ampliando a parceria entre o Ministério Público e o governo Wellington Dias”, ressalta o secretário. Vale ressaltar que os equipamentos e veículos irão servir de apoio às doenças de Dengue, Chagas, Leishmaniose e Esquistossomose. Já os computadores serão destinados aos municípios, que a partir de então, irão armazenar dados relacionados às doenças específicas e serão interligados diretamente com Brasília, para que seja realizado o repasse desses dados. A solenidade de entrega dos veículos e equipamentos será feita pela chefe de Divisão de Convênios e Gestão, Solange Gramoza, e pelo representante da Secretaria de Vigilância em Saúde, Luiz Aureliano, ao secretário Bruno Figueiredo. (L.M) Obs.: O Auditório Estadual do Ministério da Saúde no Piauí está localizado na rua 13, Nº 155, bairro Centro Norte, em Teresina.