O Ministério da Saúde, através da Secretaria de Vigilância em Saúde, entregou hoje (terça-feira), veículos e equipamentos destinados ao reforço das estruturas das Secretarias Estadual e Municipais de Saúde. Forram entregues 07 Pick-ups cabine dupla, 15 motocicletas, 08 computadores, destiladores, impressoras, balanças semi-analíticas, entre outros equipamentos. O recurso para o investimento, que beneficiará vários municípios do estado, é de R$ 523.489,00. Na solenidade de entrega, o governador do Estado, Wellington Dias falou da importância da prevenção para a Saúde. “Nós temos uma preocupação toda centrada na área da prevenção. A meta é trabalhar ações preventivas e a Secretaria de Saúde precisa estar preparada para isso. Por uma vontade do Presidente Lula, do ministro Humberto Costa, o estado do Piauí faz aqui uma parceria com os municípios para equipar melhor as unidades de atendimento municipais, regionais e quem ganha com isso é a população. A meta é que a gente possa, cada vez mais, estar instrumentados para que a população adoeça menos e despenda menos recursos em doenças que podem ser prevenidas. Seguramente esta área é uma que estamos apostando e tendo grandes vitórias como essa de hoje”, destaca o Governador. Para o secretário da Saúde, Bruno Figueiredo, os veículos, bem como os outros equipamentos vão garantir uma saúde descentralizada. “Esses veículos vão atuar na área de programas fundamentais. Um estado como o Piauí, com a distância norte a sul muito grande, com muitos municípios muito distantes um do outro, esses veículos são fundamentais porque agilizam nosso trabalho. Eles vão nos ajudar a construir efetivamente um Sistema de Saúde para o Estado”, explica Figueiredo. O chefe de gabinete da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Luiz Aureliano, ressaltou os resultados práticos que provam a importância da prevenção. “É um investimento de quase R$ 600 mil para que o Estado do Piauí junto com os municípios possam garantir a prevenção. Em um ano de Governo reduzimos a dengue em mais de 80% e queremos aprofundar essa parceria para que a gente possa erradicar e controlar todas essas doenças”, garante Aureliano. Ainda participaram da solenidade, o presidente da APPM, José Maia Filho e vários prefeitos municipais. A ação faz parte do Plano de Investimentos da Secretaria de Vigilância em Saúde, que tem como objetivos principais a coordenação e execução de ações de epidemiologia e controle de doenças. Além disso, dentro do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) haverá a ampliação e qualificação da rede laboratorial do Estado. Para esta ação foram adquiridos equipamentos de informática no valor de R$ 43.644,00, que foram distribuídos entre as Secretarias Estaduais (R$ 18.185,00) e Municipal de Saúde (R$ 24.459,00). Vale ressaltar que os equipamentos e veículos irão servir de apoio às doenças de Dengue, Chagas, Leishmaniose e Esquistossomose. Já os computadores serão destinados aos municípios, que a partir de então, irão armazenar dados relacionados às doenças específicas e serão interligados diretamente com Brasília, para que seja realizado o repasse desses dados.