Teve início hoje (29-06) e prossegue até amanhã, no Real Pálace Hotel, localizado na Rua Areolino de Abreu, em Teresina, a Oficina de Sensibilização para Multiplicadores do Projeto Saúde e Prevenção na Escola.
O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde e tem como objetivo sensibilizar professores, diretores e demais profissionais ligados a educação, na prevenção das DST/AIDS, para trabalhar com alunos da Rede Estadual e Municipal de Ensino.
No início do ano passado foi implantado um projeto piloto em seis municípios brasileiros. Com os resultados positivos, o projeto está sendo ampliado para outros municípios, em todo o Brasil.
O médico e terapeuta sexual, Antônio de Noronha Pessoa Filho, proferiu palestras abordando temas como: Conceitos Básicos sobre Sexo, Doenças Sexualmente Transmissíveis e Anatomia Masculina e Feminina.
De acordo com Noronha, a implantação do projeto nas escolas é importante para aumentar o nível de esclarecimentos entre jovens. Ele relata que está diminuindo a incidência de aids de modo geral, mas está aumentando o número de casos de aids, na população jovem.
“O Programa capacita profissionais para trabalhar nas escolas, o que possibilita uma melhor forma de divulgação de informações sobre o uso e a importância do preservativo”, ressalta Noronha.
Ele diz ainda que o mito de que a educação sexual estimula o sexo é errôneo e cita o país da Holanda como sendo um exemplo onde a educação sexual nas escolas vem dando certo.
“Lá, a iniciação sexual em mulheres começa aos 17 anos e aqui no Brasil, elas começam aos 15 anos”, observa o terapeuta sexual, acrescentando que, o que predomina nas relações das pessoas é uma relação de parceria e respeito.
Para o secretário estadual de Saúde, Bruno Figueiredo, a implantação do projeto no Piauí é de fundamental importância para o controle e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, principalmente na orientação de jovens e adolescentes.
De acordo com a assistente social da Coordenação de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) da Secretaria Estadual de Saúde, Miriam Lages, o papel da SESAPI será de acompanhar o desenvolvimento do projeto nas escolas. Ela ressalta que o Ministério da Saúde irá repassar todo o material para ser utilizado na execução do projeto, diretamente para as escolas.
Durante a Oficina de Sensibilização para Multiplicadores do Projeto Saúde e prevenção nas Escolas, estiveram participando, representantes dos municípios de Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos, Barras Piripiri, Regeneração e Monsenhor Gil.