O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) promove nesta sexta-feira, dia, 2, das 19h às 22h, no auditório do Hemopi, o seminário A comunicação fazendo a diferença na saúde. O evento tem como público-alvo os profissionais da imprensa no Estado e tem como objetivo estimular o pessoal da comunicação a utilizar técnicas de Informação, Educação e Comunicação em Saúde para desenvolver um plano de capitalização e fidelização de doadores voluntários de sangue. Segundo a supervisora de Educação, Informática e Marketing do Hemopi, Maria Teixeira, “o Hemopi tem o interesse em formar esta parceria com a mídia porque entendemos que só por meio dela e da divulgação de informações importantes sobre doação de sangue é que podemos mostrar a real importância da doação para a população e, assim, formar uma cultura da doação voluntária de sangue no Piauí”, diz Maria. Além disso, Maria esclarece que o seminário é uma forma de agradecimento e reconhecimento ao apoio da imprensa às atividades do Centro, uma vez que dados do Hemopi mostram que, graças à imprensa, aumentou o número de doadores voluntários. “Antes, era de 0,8% da população e hoje é 1,2%, representando um aumento de 25%”, comenta. A abertura do evento será feita pelo secretário estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, e pelo secretário de Comunicação, Oscar de Barros. Haverá também uma palestra com a mestra em comunicação e saúde do Ministério da Saúde e do Hemocentro do Rio de Janeiro, Laura Jane, que falará sobre o tema do seminário.