O Governador Wellington Dias e o Secretário Estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, inauguram nesta quinta-feira, às 9h, a reforma do Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, em Esperantina. Em maio deste ano, o governo do Estado se instalou em Esperantina. Na oportunidade, o governador e o secretário visitaram o Hospital Dr. Júlio Hartman. "Visitamos recentemente o hospital, que passa por uma reforma desde o mês de março, e percebemos um avanço muito grande naquela unidade de saúde. Isso mostra que estamos olhando não somente para a saúde da capital, mas de todo o Estado”, destaca Bruno Figueiredo. Vale ressaltar que a reforma do hospital teve como objetivo recuperar as instalações físicas e melhorar os serviços prestados pela unidade de saúde à população de Esperantina. De acordo com a diretora do Hospital Júlio Hartman, Maria das Medalhas, “nessa reforma foram recuperados 70% do teto e do forro do hospital, que estavam completamente destruídos, além da troca do piso de parte do hospital”, diz a diretora. Um dos grandes potenciais do Hospital de Esperantina diz respeito ao atendimento neonatal, uma vez que a direção do hospital adotou medidas que fizeram com que reduzisse em mais de 150% o índice de mortalidade neonatal. “Em 2002 o hospital registrou 12 mortes em pacientes neonatais, enquanto que em 2003 este número caiu para 4”, afirma Maria das Medalhas. Além disso, a direção do hospital também recuperou aparelhos que estavam sem funcionar, como é o caso do eletrocardiograma, que estava encaixotado há cinco anos no hospital e já está servindo à população, sendo que chega a realizar uma média de 50 exames mensais. “Isso fez com que diminuísse a demanda de pacientes para Teresina e ainda está servindo para atender pacientes de municípios vizinhos, como Joaquim Pires, São João do Arraial e Matias Olímpio”, destaca a diretora, ressaltando que atualmente o hospital realiza 2000 consultas e 450 internações por mês. Centro Cirúrgico do Hospital Regional de Campo Maior é reaberto Ainda nesta quinta-feira, ao meio dia, o governador Wellington Dias e o secretário Bruno Figueiredo inauguram o Centro Cirúrgico do Hospital Regional de Campo Maior. A reforma envolveu também quatro salas de cirurgia, posto de enfermagem, duas enfermarias da Clínica Cirúrgica e foi acrescentada sala de recuperação / observação, depósito de material de limpeza, depósito de material esterelizado e central de esterilização. Vale ressaltar que o centro cirúrgico do hospital estava desativado desde 2001 e com a reabertura a tendência é que diminuam as transferências de pacientes para Teresina, principalmente para o Hospital Getúlio Vargas. É importante lembrar que em março deste ano houve a inauguração do Pronto-Socorro do Hospital Regional de Campo Maior, que foi totalmente refeito, com direito a climatização nas três enfermarias e reforma geral nos banheiros, que estavam em péssimas condições, além de janelas novas, sinalização em toda cidade, ampliação da sala de pequenas cirurgias, inclusão de uma sala para curativos, entre muitas outras coisas.