A Maternidade Dona Evangelina Rosa (DER) comemora nesta quinta-feira, dia 15, 28 anos de fundação. Para comemorar a data, os funcionários e a direção da maternidade prepararam uma programação especial. A solenidade contará com a presença do governador do Estado Wellington Dias, do secretário da Saúde, Bruno Figueiredo, e de outras autoridades convidadas. A programação tem início com o hasteamento da Bandeira, às 8h, sendo que em seguida será celebrada uma missa em Ação de Graças à instituição. Após a missa os convidados irão visitar a galeria de fotos, no Salão de Reuniões da MDER, e em seguida será servido um coquetel, que marca o encerramento da programação. A Maternidade Dona Evangelina Rosa foi inaugurada em 15 de julho de 1976. Na época da inauguração era a única maternidade pública da cidade de Teresina. No início tinha capacidade de 240 leitos obstétricos. Ao longo dos anos a maternidade passou por reformas ambientais e estruturais. Hoje são 248 leitos obstétricos, sendo que a maternidade conta ainda com 167 leitos neonatais. É a maior maternidade do Estado, sendo responsável por 63% dos nascimentos ocorridos na cidsade de Teresina. Apresenta uma média de mil e 200 internações por mês, das quais 900 são partos. A MDER é responsável também pelos estágios dos cursos de graduação e pós-graduação das Universidades Federal (Ufpi) e Estadual (Uespi) do Piauí, dos curso de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia e de Enfermagem da NovaFapi. Os cursos de Pós-graduação com os programas de Residência Médica em Obstetrícia, Ginecologia e Pediatria. Com a Gestão Plena no Sistema Único de Saúde, a Maternidade Dona Evangelina Rosa passou a ser referência na rede municipal à assistência a gestante de alto risco, mantendo a referência estadual. Mais informações pelo telefone 228 1714 (da Maternidade Dona Evangelina Rosa) ou pelo telefone 216-3610 (Da Assessoria de Comunicação da Sesapi)