Serão abertas no próximo dia 2 de agosto as inscrições para o Curso de Atualização em Vigilância Sanitária, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde, através da Divisão de Vigilância Sanitária, em parceria com o Fiocruz. O objetivo do curso é atualizar e capacitar profissionais de saúde que atuam em Saúde do Trabalhador e Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e profissionais de saúde em geral para as práticas de Vigilância em Saúde do Trabalhador. O curso pretende dar ferramentas para garantir um controle social da intervenção dos processos produtivos, com ênfase nas Técnicas de Análises de Riscos e Metodologias de Intervenção Sanitária na perspectiva do SUS, com vistas à promoção da saúde e controle dos agravos a saúde dos trabalhadores. O curso, que começa dia 16 de agosto, contará com dois módulos, contendo 40h cada um. O primeiro módulo será “Política Nacional de Saúde do Trabalhador Legislação” e o segundo, “Vigilância Sanitária em Saúde do Trabalhador”. As trinta vagas serão destinadas a profissionais da área da Saúde e afins vinculados a Secretaria Estadual da Saúde e as secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí. Para fazer a inscrição, o candidato terá que apresentar seu currículum vitae, carta de intenções, cópia do diploma de graduação e o preenchimento da ficha de inscrição. Os candidatos serão selecionados através da análise do currículo e de carta de intenção pela coordenação acadêmica do curso no dia 9 de agosto. O resultado será divulgado no dia seguinte. Para ministrar o curso, foram convidados o Mestre em Saúde Pública, Luiz Carlos Fadel de Vasconcelos e a Doutora em Saúde Pública, a advogada Maria Helena Barros de Oliveira.