A delegação de treze piauienses viaja nesta quinta-feira para Brasília onde participará da 3ª Conferência de Saúde Bucal. O evento acontece até o próximo domingo, dia 1º de agosto, no Minas Brasília Tênis Clube.
A cerimônia de abertura do evento acontecerá ainda na quinta-feira e os trabalhos começam na sexta com os painéis. Educação e Construção da Cidadania; Controle Social, Gestão Participativa e Saúde Bucal; Formação e Trabalho em Saúde Bucal; Financiamento e Organização da Atenção em Saúde Bucal.
No sábado acontecerão as plenárias temáticas e no domingo a plenária final.
De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal, Walesk Moreno, os delegados foram eleitos na 1º Conferência Estadual em Saúde Bucal. “Para essa conferência foram eleitos doze delegados e um observador. Todos os estados mandaram propostas através do seu relatório final de Conferência Estadual de Saúde Bucal. Essas propostas serão debatidas na conferência nacional para se propor um documento único para reger a saúde bucal em todo país. Desses delegados, seis são representantes de usuários, três representantes de gestores e três de trabalhadores em saúde. Representando o Piauí, vai gente de todo estado como: São Raimundo Nonato, Floriano, da região de Picos e muitos outros”, explica a coordenadora.
Ela destaca que o maior objetivo das discussões é garantir o acesso da população ao setor. “O objetivo é o acesso da população. Para que ela tenha realmente acesso a todos os serviços e um serviço de qualidade e vai desde o treinamento e capacitação dos profissionais que trabalharam pelo Sus, até a formação desses profissionais e a conscientização dos usuários através do controle social dos gestores. Além disso, discutiremos a questão dos financiamentos específicos para a Saúde Bucal, que é o que esta sendo previsto pela emenda constitucional Número 29”, ressalta Valesk.