"Curta o sol, mas proteja-se". Este é o tema da campanha de prevenção contra o câncer de pele, que está sendo realizada pelas equipes de profissionais da Secretaria Estadual de Saúde, nas praias de Luiz Correia, no litoral piauiense. A campanha começou no dia 09 deste mês e encerra no próximo sábado.
Nesse período do ano, onde as pessoas se dirigem às praias, nada melhor do que ter acesso a informações necessárias sobre os perigos de câncer de pele, ainda muito comum na população.
Ao todo, seis equipes de profissionais estão trabalhando com informações sobre saúde. A equipe responsável pela prevenção de câncer distribui folhetos informativos e camisetas nas cores do verão.
Segundo a supervisora de Hipertensão e Diabetes, Daurivanda Barbosa, os profissionais investirem no corpo-a-corpo, visitando todas as barracas, com o objetivo de esclarecer e informar as pessoas sobre os cuidados que devem ter, para evitar a doença. "Além da distribuição de folhetos, os profissionais conversam com os turistas e explicam também sobre a necessidade do uso de proteção física, como roupas leves, durante caminhadas ou maior exposição ao sol e de chapéu, óculos, viseiras e guarda-sol", acrescenta Daurinvanda.
O trabalho está sendo dirigido ao público de modo geral e segundo pesquisas feitas por especialistas na área de saúde uma em cada cinco pessoas que chegam aos 60 anos de idade é acometida pelo câncer de pele. Sendo duas a três vezes mais comum em homens do que em mulheres.
Em contrapartida, é o câncer que mais tem cura, atingindo quase 100% nos casos iniciais. Sendo portanto, uma taxa de mortalidade muito baixa. O bronzeamento artificial e a falta de protetor solar, também estão entre os fatores de risco.
Os sinais de alerta são: "calombos" brilhantes, de cor avermelhada, castanhos, rosados ou de vária cores. "pintas" pretas ou castanhas que aumentam de tamanho, manchas ou feridas que coçam ou sangram. Só é "permitido" tomar sol, até às 10 da manhã e depois das 16 horas.
Mais informações pelo telefone: 216-3568 (Daurivanda)