Está sendo realizada hoje, até às 18h, no auditório da Maternidade Evangelina Rosa, a Oficina de Sensibilização sobre Atendimento à Mulher Vítima de Violência Sexual. Profissionais de Saúde, Técncios da SASC, Secretaria de Segurança, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Fundação Municipal de Saúde e representantes dos Movimentos sociais irão discutir a proposta de organização de serviço para atenção às mulheres vítimas de violência sexual. Segundo a coordenadora do evento, Auzenir Moura Fé, a violência sexual é um fenômeno universal que atinge crianças, adolescentes e mulheres de todas as classes sociais, etnias e culturas, provocando impacto na saúde biopsicossocial da vítima. Para ela é competência também do setor saúde acolher as vítimas, buscando minimizar sua dor e evitar outros agravos. “O enfrentamento desta violência exige efetiva articulação/parceria de diferentes setores, tais como: saúde, segurança pública, justiça e direitos humanos, assistência social e cidadania e sociedade civil organizada”, esclareceu Auzenir. A oficina é uma das estratégias da Coordenação Nacional e Estadual da Saúde da Mulher, estabelecida no Plano de Ação 2004-2007, com vistas a aumentar em 30% os serviços de atenção à mulher em situação de violência em parceria com as Coordenações Estadual da Criança e do Adolescente Jovem, visando universalizar de forma integrada esta assistência no Estado do Piauí.