A Secretaria Estadual de Saúde, através da Coordenação do Programa de Imunização, vai realizar dia 21 deste mês, o dia “ D” da Campanha de Vacinação Infantil. A meta é vacinar 313.139 crianças, sendo que deverão ser vacinadas 60. 342 menores de um ano e 252. 797 crianças com idade de 1 a 4 anos.
A supervisora do Programa de Imunização, Telma Maria Evangelista de Araújo, explica que também será realizada a campanha de vacinação contra sarampo, em conjunto com a vacinação contra Poliomielite. A vacina contra sarampo será aplicadas em crianças na faixa etária de 1 a 4 anos.
Segundo Telma Evangelista, não há nenhum tipo de contra-indicação para nenhuma das vacinas, a não ser que a criança tenha alergia “severa” a ovos, ou seja, quando a ingestão de ovos desenvolver uma reação anafilática.
Telma ressalta que a campanha contra poliomielite e sarampo já teve início a partir do dia 02 deste mês, nas zonas rurais de todos os municípios do Estado. “ A gente orienta que a campanha deva começar na zona rural e no dia “D” que é 21 deste mês, a vacina seja concentrada nas sedes dos municípios”, enfatiza Telma Evangelista.
A última campanha de vacinação infantil foi realizada há dois meses e segundo a supervisora de Imunização, obteve os resultados previstos. Ela aconselha às mães que não deixem de levar seus filhos aos postos de vacinação, para evitar a reintrodução da doença.
“No momento não temos o vírus do sarampo circulando no Brasil, graças a vacinação, mas se as crianças não forem vacinadas, há o risco de que tanto a poliomielite quanto o sarampo, possam ser reintroduzidos” , alerta Telma. As vacinas serão aplicadas em postos de saúde, fixos e em postos volantes.
Mais informações pelo telefone 216- 3555 ou 216-3605 (Falar com a Telma)